PASSO FUNDO – HC: conhecimento médico em evidência

Postado em 23 janeiro 2019 06:38 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A investigação clínica é um dos aspectos fundamentais para a atuação do profissional da área médica. No Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo esta prática é incentivada durante o processo de formação do médico residente, contribuindo para o desenvolvimento qualificado de recursos humanos para a área da saúde.

Oito residentes apresentaram, no último sábado (19), os Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, que tem como campo de prática o Hospital de Clínicas. Os trabalhos foram avaliados por supervisores e preceptores da área. “Uma instituição forte não tem como não ter iniciação científica, isso nos dá credibilidade, para a instituição e para a formação desse residente.” salientou o supervisor do PRM em Cirurgia Geral UFFS/HC, Rodrigo Latuada. O HC é campo de prática de quatorze Programas de Residência Médica, desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal Fronteira Sul – Campus Passo Fundo.

Os trabalhos apresentados demonstraram a evolução clínica e condutas terapêuticas de casos clínicos acompanhados pelos residentes durante o período de formação, visando ampliar o conhecimento médico sobre estas patologias. “Esse conhecimento tem que estar na mente do médico, para que ele possa identificar a doença frente à variabilidade de apresentações.” destacou a residente concluinte do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral UFFS/HC, Xana Maito Mendes. A apresentação dos trabalhos foi acompanhada pela equipe médica e multiprofissional do HC, além de preceptores da área.

Os avanços no segmento de ensino e pesquisa no Hospital de Clínicas de Passo Fundo estão interligados ao fortalecimento da assistência médica e multiprofissional em saúde, fornecendo bases relevantes para a compreensão e aplicação das atualizações científicas constantes em uma instituição ligada ao ensino e pesquisa. “O PRM em Cirurgia Geral é estruturado conforme a padronização do Ministério da Educação, a Cirurgia Geral aqui no HC apresenta o seu currículo completo, o residente tem contato com todos os serviços oferecidos pela instituição” pontua o supervisor.

Natiele Batistella (Ass. HC)

Postado em 23 janeiro 2019 06:38 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop