NÃO-ME-TOQUE – Maioria dos condutores não respeita o pedestre na faixa de segurança

Postado em 23 janeiro 2019 06:32 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Percorrendo as ruas e avenidas de Não-Me-Toque, facilmente em alguns minutos, em pontos com faixa de segurança, é fácil flagrar condutores de veículos infringindo a lei, até mesmo sem perceber.

O Código de Trânsito Brasileiro ao longo do tempo sempre tentou organizar de algum modo a circulação de veículos automotores, veículos não motorizados e pedestres de forma a minimizar riscos de acidentes. Usuários do trânsito travam diariamente uma batalha por espaço, e para que os conflitos sejam evitados a legislação precisa ser cumprida.

Quando se fala em faixa de segurança, o CTB rege que os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem. Porém os pedestres não têm preferência absoluta como muitos pensam, não no Centro de Não-Me-Toque. Em locas com sinalização semafórica, onde o sinal luminoso determina a preferência de passagem, alternando a oportunidade entre veículos e pedestres, ambos precisam respeitar a ordem de preferência determinada pelo equipamento, é preciso o entendimento tanto do pedestre quanto do motorista.

Deve-se sempre levar em consideração o artigo 29, parágrafo 2º do CTB que institui uma ordem de responsabilidade no trânsito, estabelecendo que os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos veículos de menor porte, os veículos motorizados pelos não motorizados e todos são responsáveis pela segurança dos pedestres.

A educação no trânsito é fundamental.

Rádio Magia

Postado em 23 janeiro 2019 06:32 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop