Santo Antônio do Planalto quer construção de túnel na BR 386

Postado em 22 janeiro 2019 06:45 por JEAcontece
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Construção de uma via subterrânea, fazendo a ligação de um lado ao outro da BR, seria alternativa para travessia de máquinas agrícolas e outros veículos lentos

Com a assinatura do contrato de concessão da rodovia BR 386 à iniciativa privada, o município de Santo Antônio do Planalto espera ser contemplado com melhorias que a via poderá receber ao longo dos anos, embora a cidade não esteja entre as rotas da CCR – empresa que ficará responsável pela administração da rodovia – para receber uma praça de pedágio.

De acordo com o Prefeito, Élio Freitas, a cidade tem um deslocamento intenso de máquinas agrícolas e outros veículos lentos que correm riscos na travessia da BR. Em razão disto, o município pleiteia com o Governo Federal a construção de uma via subterrânea, fazendo a ligação de um lado ao outro da BR, para dar passagem ao trânsito, em trecho onde a pista de rolamento não seria alterada.

O Prefeito não confirmou o valor total da construção, mas afirma que o local das obras onde o projeto foi apresentado não passará por alterações, tendo em vista que a pista de rolamento não será mexida.

“A pista de rolamento não será mexida. Ela (rodovia) tem um aterro e este aterro é suficiente para que aconteça a construção desta via subterrânea. Por ora não podemos apontar valores, porém, entendemos que isso seja uma facilidade para que o próprio projeto de engenharia possa ser executado”, – disse o prefeito.

Freitas, entretanto, lamenta que o pleito não tenha sido colocado junto ao contrato de concessões da Rodovia de Integração do Sul (RIS), apesar de que protocolou diversos pedidos em audiências públicas em que participou com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Brasília.

“Eu estive nas audiências públicas levando e protocolando esses pedidos. Estas audiências públicas seriam para isso, ou seja, para ouvir os municípios, para que fosse levado ao contrato, não sendo um contrato igual aos que foram feitos em governos passados”, destacou o prefeito, citando os casos de concessões de pedágios feitos no período do ex-governador, Antônio Britto.

Apesar de frustrado com a não inclusão do projeto junto ao contrato de concessões, Freitas acredita que o pleito de construção de uma via subterrânea no município seja atendido.

“Dentro de uma reserva de contingências que seria de 6% do valor da obra no contrato que foi licitado no edital, nós teremos condições de que nosso pleito seja atendido. Então, nós estamos cientes da nossa luta, não vamos nos entregar. Vamos fazer com que a empresa, os diretores e o presidente da empresa, que vão ter responsabilidade por esse trecho, entendam da segurança que terão com a construção desta obra que estamos pleiteando” destacou Freitas.

A obra tem até 30 anos para ser feita pelo contrato de concessão da rodovia, mas a expectativa do prefeito é de que seja feita em menor tempo.

O pacote de concessões compõe quatro rodovias federais gaúcha, entre elas a BR 386, que inclui Carazinho. Também fazem parte da concessão: BR 101 de Osório a Torres; BR 290 trecho da Freeway, de Osório a Porto Alegre; e BR 448, a Rodovia do Parque, de Porto Alegre a Sapucaia do Sul.

Diário da Manhã

Postado em 22 janeiro 2019 06:45 por JEAcontece
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