PASSO FUNDO – Incidência de escorpiões aumenta na região

Postado em 22 janeiro 2019 06:42 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Escorpião preto, mais comum no Norte do estado, não é letal

Foram registrados pelo Ministério da Saúde em 2018, 141,4 mil acidentes com escorpiões no Brasil. Os números altos espelham a preocupação da sociedade com os animais, que embora muitas vezes não venenosos, assustam a população.

No Bairro Ouro Preto a dona de casa Daniela Helena, avistou dois escorpiões pretos no último mês. “Estava fazendo o almoço e quando vi tinha um escorpião preto entrando por debaixo da porta, tratei de aplicar um spray contra insetos pois não sabia se é perigoso ou não. Sempre mantemos o pátio limpo e a grama cortada. Não sei de onde eles têm vindo. É a primeira vez que observo, ao menos com esta frequência em tão poucos dias” comenta.

Representando um aumento de 16 mil ocorrências em relação a 2017, os dados incluem os três tipos de escorpiões mais frequentemente encontrados no país: preto, manchado e amarelo. Médica veterinária da vigilância ambiental de 6ª Coordenadoria de Saúde, localizada em Passo Fundo, responsável por 62 municípios da região, Marli Favretto, explica como funciona o processo de identificação destes. “Por termos uma ampla atuação, os escorpiões são encaminhados para nós quando encontrados em acidentes envolvendo pessoas. Hoje temos dois colegas biólogos que analisam e verificam qual tipo de escorpião é, para que assim possamos orientar os municípios na questão de cuidados”, falou.

A médica veterinária também apontou sobre o aumento de animais encontrados. “Temos visto que tem aumentado o número de escorpiões na região que a coordenadoria é responsável. Temos tidos muitos pretos, e alguns exemplares do manchado, sendo que este é muito parecido com o amarelo, que representa um risco muito grande para as pessoas. Mas, felizmente, ainda não tivemos a presença dele”, ressaltou.

Embora seja o mais frequentemente visto, o escorpião preto não é venenoso e não representa risco de morte. “Indicamos que a pessoa picada procure um médico, mas em sua grande maioria, não é perigoso, não causando danos à saúde. Porém, é recomendado também que esse animal seja capturado quando acontecer o acidente, e levado ao médico para que este saiba como prosseguir”, lembrou a veterinária.

Risco de morte
Não nativo do Rio Grande do Sul, o escorpião amarelo é visualizado no estado desde 2001. “Ele veio e ficou, pois como se reproduz sozinho é muito rápido já que o escorpião fêmea não precisa de macho para isso. Tanto que começou em Porto Alegre e agora já está no estado todo”, apontou a veterinária.

– O risco dele vir para o interior é muito grande! – ressaltou e lembrou a importância da conscientização sobre o perigo representado pelo mesmo. “Por isso fazemos campanha, lutamos para que ele não chegue até nós, porque esse sim é perigoso. A pessoa que for picada por um escorpião amarelo pode vir a óbito em poucos minutos se não tiver o cuidado necessário, e dependendo da quantidade de veneno que foi ejetada pelo animal”, disse.

Ambientes limpos podem evitar a proliferação
Por geralmente procurar lugares para se esconder, os escorpiões são encontrados frequentemente em meio a entulhos. “Não é bom que ele esteja no mesmo ambiente das pessoas, porque quando os escorpiões se aproximam eles estão ali porque é um ambiente favorável para isso. Por serem carnívoros, estarão procurando, principalmente, baratas para se alimentar. Logo, se um escorpião for visto perto da sua casa, isso não é um bom sinal”, falou a Marli.

Conhecidos por enxergar melhor a noite, os animais são mais vistos neste horário. A veterinária alerta que caso escorpiões sejam avistados durante o dia, o número destes deve ser maior, e dá dicas de como afastá-los. “As baratas, alimento destes animais, são frequentes a noite, por isso é o horário perfeito. O pessoal muitas vezes liga para a gente e pede recomendação de produtos que químicos que combatam os escorpiões, porém, isso não existe. O que temos que fazer é organizar o ambiente, ter muita limpeza. E se for possível, capturar, o que deve ser feito com o equipamento adequado. Com luvas de couro, e treinamento. Não é qualquer um que deve fazer isso”, finalizou a veterinária.

Como identificar a picada?
Mais frequentes, a dor, inflamação, vermelhidão, inchaço e calor são sintomas de picada de escorpião. Em casos muito raros, a picada de escorpião pode causar até arritmias e parada cardíaca, que podem levar a morte, se a pessoa não for rapidamente atendida e tratada. Confira alguns sintomas que também podem ser verificados:
– Enjoo e vômitos;
– Tontura;
– Dor de cabeça;
– Tremor e espasmos musculares;
– Suor;
– Palidez;
– Sonolência ou agitação
– Pressão baixa ou pressão alta;
– Batimentos cardíacos acelerados ou fracos;
– Falta de ar.

Diário da Manhã

Postado em 22 janeiro 2019 06:42 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop