IBIRUBÁ – Dois médicos do Mais Médicos chegam ao município

Postado em 22 janeiro 2019 06:37 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Das quatro vagas destinadas para Ibirubá pelo Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, e que foram deixadas pelos médicos cubanos no final de 2018, duas foram ocupadas novamente, agora com médicos brasileiros.

Os dois novos profissionais chegaram à Ibirubá e foram apresentados oficialmente ao prefeito municipal Abel Grave na tarde do dia 17/01. Eles já estão trabalhando junto ao Posto de Atendimento Médico (PAM) do Centro, num período de vivência para conhecimento dos procedimentos usuais e de familiarização à comunidade ibirubense.

Segundo a secretária de Saúde Dileta das Chagas, Ibirubá ainda tem duas vagas que não foram preenchidas. “Desde novembro, com a saída repentina dos médicos cubanos, Ibirubá estava sem esses profissionais que atendiam nas Unidades de Saúde dos bairros, afirmou ela – por isto, estou muito feliz com a vinda deles para cá”.

O Ministério da Saúde já publicou dois editais para credenciamento de médicos e somente dois mostraram interesse por trabalharem em Saúde Pública ou por não quererem vir se instalar em Ibirubá. “Vamos aguardar a publicação de um novo Edital, com previsão de publicação para o dia 21. E se não houver médicos brasileiros interessados, o governo deverá publicar um novo Edital no mês de fevereiro, abrindo as vagas para os médicos estrangeiros”, informou a secretária.

Os doutores Lucas Danielli atenderá no ESF do bairro Floresta e Fábio Lisboa de Paula, no ESF do bairro Jardim.

Dr. Lucas Danielli
“Sou natural de Planalto/RS, formado pela UFRGS, e já trabalhei em Fortaleza dos Valos. Com a abertura de vagas pelo Programa Mais Médicos, me inscrevi para atuar em Ibirubá porque já conhecia a cidade, sabia como eram as pessoas e tinha boas referências de como funcionava a Saúde Pública no município. Minha intenção era atuar numa cidade não muito grande, para ter um contato mais próximo com as pessoas, nos ESFs, na estratégia da família, algo importante no trabalho do médico.

A rede pública é um desafio grande para qualquer profissional, tem que ser construído passo a passo. Porque não é pontual. Precisamos ter uma visão mais global do paciente para fazer um bom trabalho em Saúde, ter uma visão das doenças mais prevalentes na população, conhecer a cultura e o local em que as pessoas vivem. Isto permite que a gente enxergue o paciente como um todo. Estou aqui para ter contato frequente com as pessoas, com os pacientes e aos poucos, vou poder contribuir com a Saúde do município.”

Dr. Fábio Lisboa de Paula
“Sou natural de Belo Horizonte/MG, e fiz minha graduação em Passo Fundo. Escolhi o Programa Mais Médicos porque atua na Atenção Básica, porta de entrada do SUS, que atua na Saúde em geral. É uma grande escola atuar na Saúde Pública. O Posto de Saúde atende o paciente com todas as suas queixas. O médico do Posto atende todas as áreas, ortopédica, infantil, ginecológica… Como não escolhi ainda a minha área de especialização, com a vivência que terei aqui, depois do período de atuação no Programa, eu vou conseguir fazer Residência numa dessas áreas.

Através da Atenção Básica, eu penso também em devolver um pouco do que recebi, pois sou bolsista do ProUni, minha faculdade foi paga pelo MEC. Saio da faculdade praticando tudo o que eu aprendi e esta prática, o conhecimento de médico generalista, vou levar para o resto da minha vida, pois não serei apenas um especialista.

As pessoas estão me recebendo bem. Acabei de me mudar e as pessoas e os pacientes estão sendo muito atenciosos comigo. Estou muito contente em estar aqui.”

Magda Pimentel – Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ibirubá

Postado em 22 janeiro 2019 06:37 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop