PASSO FUNDO – Susepe aguarda investigações para definir situação do PRPF

Postado em 19 janeiro 2019 07:19 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Em uma entrevista exclusiva concedida à Rádio Uirapuru diretamente da Capital gaúcha, Mário Santa Maria Júnior, novo superintendente da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), reafirmou que as mudanças na direção do Presídio Regional de Passo Fundo são apenas um procedimento normal e não tem relação direta com o episódio da fuga de 17 apenados na madrugada do dia 12 de janeiro. “Nós colocamos esta equipe de apoio para auxiliar os servidores que ficam. Agora, quanto aos episódios da fuga ou de possível corrupção como apontam alguns áudios. Estamos apurando se essa suspeita realmente correu e, caso tenha ocorrido, se tem relação com as fugas”, disse. Também segundo Santa Maria, há a necessidade de aguardar o encerramento das investigações realizadas pela Corregedoria da Susepe e pela Polícia Civil.

A princípio, Marco Antônio Couto deve assumir interinamente a direção do Presídio Regional, e, mesmo de forma interina, não há prazo determinado para que outro diretor seja nomeado ou para a efetivação de Couto para o cargo.

Ainda segundo Santa Maria, na próxima segunda-feira a nova direção deve entregar um relatório detalhado sobre o Presídio Regional. Serão avaliadas a estrutura física, as celas e também a identificação dos presos, para identificar a que grupos criminosos pertencem. A partir destas informações, a nova direção deve encaminhar as mudanças necessárias e o novo superintendente também aproveitou tranquilizar a população. “Se o sistema prisional ainda se mantém firme hoje em dia, é em função do trabalho dos servidores previdenciários”, explicou.

O superintendente também falou sobre a penitenciária que já deveria ter sido construída às margens da BR-285 entre Passo Fundo e Carazinho. A obra chegou a ter início em 2011, mas não foi adiante, já que a verba que seria utilizada para a construção foi retida. “Não só em Passo Fundo, mas em todo o Estado, tem de haver um diálogo entre nós e os governos municipais e a comunidade local, para explicarmos as políticas penitenciárias a serem adotadas. Dentro deste entendimento, poderemos tomar alguma decisão sobre construção ou ampliação, sempre conversando com os prefeitos e as cidades”, finalizou.

Rádio Uirapuru

Postado em 19 janeiro 2019 07:19 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop