PASSO FUNDO – Polícia investiga como ocorreu a maior fuga da história do presídio

Postado em 17 janeiro 2019 06:26 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Agentes penitenciários serão ouvidos no inquérito que busca descobrir como foi possível a fuga de 17 apenados no último fim de semana

A Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Passo Fundo realiza diligências para apurar a fuga de 17 apenados do Presídio Regional de Passo Fundo (PRPF) no último fim de semana. O episódio é tratado como a maior fuga registrada nas mais de quatro décadas da casa prisional.

A investigação tem diversas frentes. Um delas visa descobrir como foi coordenada a ação, que durou poucos segundos e foi feita durante a madrugada de sábado (12). Por volta das 4h, uma S-10 foi jogada contra o portão da casa prisional. O veículo, conforme o delegado Diogo Ferreira, estava envolvido em um ocorrência de estelionato. Essa investigação ajudará a descobrir o possível proprietário. Outro ponto da investigação é sobre uma possível ligação entre os 17 que fugiram. “Dentro do presídio, eles formam parcerias. Ainda não temos nada definido se há alguma facção envolvida”, resumiu Ferreira.

O modo como ocorreu a fuga indica que havia um planejamento anterior, feito dentro e também fora do PRPF. Quando ocorreu, por volta das 4h, os apenados estavam no pátio, onde chegaram após fazer buracos na casal prisional. Após a colisão, eles fugiram a pé. “A fuga foi muito rápida. Em 40 e poucos segundos todos já haviam saído de lá. Isso demonstra que eles estavam esperando, estavam preparados”, disse o titular da Draco.

A investigação também ouvirá os sete agentes da Susepe que trabalhavam na casa prisional no momento da fuga. “O objetivo da investigação é elucidar quem auxiliou de fora e quem financiou, bem como de quem auxiliou de dentro, se isso aconteceu”, disse Diogo Ferreira.

Roubos de veículos
Após a fuga, uma ocorrência de roubo de veículos foi registrada na BR-285, em Passo Fundo. No crime, seis homens abordaram dois carros que passavam próximo ao Parque da Efrica. Existe a possibilidade que eles tenham sido levados por parte dos foragidos. A Draco ouvirá testemunhas para descobrir se há ligação. Os carros não foram localizados.

Diário da Manhã

Postado em 17 janeiro 2019 06:26 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop