Cursos de extensão EaD gratuitos recebem inscrições

Postado em 15 janeiro 2019 10:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Estão abertos, a partir deste dia 10 de janeiro, diversos cursos de extensão gratuitos na modalidade de Educação a Distância (EaD) do IFRS nas áreas: ambiente e saúde, ciências exatas e aplicadas, educação, gestão de negócios, idiomas, informática, produção alimentícia e turismo e hospitalidade.

As inscrições poderão ser realizadas até 30 de junho de 2019. A conclusão dos cursos é até dia 31 de julho de 2019 e gera certificado ao aluno. Mais informações de como funcionam as aulas no site ead.ifrs.edu.br. Os cursos são gratuitos, online e podem ser feitos a qualquer hora.
Conheça os cursos:

Ambiente e Saúde
Gerenciamento de Resíduos – Conheça as diferenças entre os tipos de resíduos sólidos, como fazer o descarte e tratamento de resíduos industriais e da saúde, as legislações e fazer a gestão nos diversos âmbitos. Requisitos: conhecimento básico em internet, ensino fundamental completo. Carga horária: 60 horas.

Primeiros Socorros para Profissionais de Saúde – Curso destinado a profissionais de saúde que desejam obter conceitos teóricos sobre primeiros socorros. Requisitos: Ser estudante ou profissional na área da saúde. Carga horária: 40 horas.

Ciências Exatas e Aplicadas
Estatística: conceitos e representações – Neste curso você conhecerá os conceitos básicos, como elaborar tabelas e gráficos e trabalhar com frequências. Requisitos: Ensino fundamental completo. Carga horária: 20 horas.

Estatística: medidas de posição e dispersão – Aprenda como calcular a média, mediana, moda, variância e desvio padrão. Requisitos: Ter realizado o curso “Estatística: conceitos e representações”. Carga horária: 20 horas.

Física para o Enem – Parte 1: Cinemática, Dinâmica, Estática e Gravitação – São oferecidas videoaulas de Física e materiais de apoio como apostilas, testes de aula e fichas-resumo de revisão dos conteúdos de Física do Ensino Médio. Ao final de cada unidade será ofertado um simulado avaliativo. O curso será organizado em 7 unidades, que abrangem os conteúdos de Mecânica (Cinemática, Dinâmica, Estática e Gravitação).
Requisitos: Conhecimentos de Física do Ensino Médio. Carga horária: 30 horas.

Física para o Enem – Parte 2: Hidrostática, Ondas, Óptica e Termologia – São oferecidas videoaulas de Física e materiais de apoio como apostilas, testes de aula e fichas-resumo de revisão dos conteúdos de Física do Ensino Médio. Ao final de cada unidade será ofertado um simulado avaliativo. O curso será organizado em 7 unidades, que abrangem os conteúdos Ondas, Termodinâmica e Óptica. Requisitos: Conhecimentos de Física do Ensino Médio. Carga horária: 25 horas.

Física para o Enem – Parte 3: Eletricidade e Física Moderna – São oferecidas videoaulas de Física e materiais de apoio como apostilas, testes de aula e fichas-resumo de revisão dos conteúdos de Física do Ensino Médio. Ao final de cada unidade será ofertado um simulado avaliativo. O curso será organizado em 5 unidades, que abrangem os conteúdos de Eletrostática, Eletrodinâmica, Eletromagnetismo e Física Moderna. Requisitos: Conhecimentos de Física do Ensino Médio. Carga horária: 20 horas.

Pré-Física: Fundamentos para iniciantes ao estudo de Física – Fundamentos essenciais para cursar a disciplina de Física. Fundamentos matemáticos essenciais na disciplina de Física com operações básicas, frações, potenciais de 10 e transformações de unidades. Requisitos: Operações básicas da matemática (soma, subtração, multiplicação e divisão). Carga horária: 40 horas.

Educação
Abordagens Pedagógicas Modernas na Educação a Distância – O curso apresenta e discute abordagens pedagógicas modernas que podem auxiliar na concepção de cursos EaD. Conheça novas possibilidades de organizar suas aulas e lecionar de forma mais ativa a inovadora. Requisitos: Conhecimento básico em informática e internet, ensino superior incompleto. Carga horária: 20 horas.

Educação a Distância – O curso oferece conhecimento sobre conceitos, legislações e tecnologias relacionados a Educação a Distância. Este curso é fundamental para aqueles que estão iniciando os estudos nessa área ou que deseja aprofundar o conhecimento. Requisitos: Conhecimento básico em informática e internet, ensino superior incompleto. Carga horária: 25 horas.

Moodle Básico para Professores: Elaboração de Curso – O curso oferece conhecimento sobre desenho e Organização de cursos, além das ferramentas básicas para iniciar o desenvolvimento de um curso no Moodle.
Requisitos: Conhecimento básico em informática e internet, ensino superior incompleto. Carga horária: 20 horas.

Qualidade de Cursos em Educação a Distância – O curso apresenta critérios, a partir de exemplos e dicas, que podem auxiliar em aprimorar a qualidade de cursos a distância. Requisitos: Ter concluído um curso a distância. Carga horária: 30 horas.

Possibilidades Pedagógicas dos Blogs na Educação – Nesse curso, você vai conhecer as possibilidades pedagógicas na utilização dos blogs na educação e refletir sobre a sua utilização, em especial à forma como pode ser explorado o seu potencial pedagógico. Requisitos: Conhecimento básico em informática e internet, ensino superior incompleto. Carga horária: 20 horas.

Repositórios de Materiais Didáticos Digitais e Direitos de Uso – Conheça, selecione e utilize recursos didáticos digitais a partir de repositórios. Também saiba mais sobre o uso adequado destes recursos em suas aulas e cursos. Requisitos: Conhecimento básico em informática e internet, ensino superior incompleto. Carga horária: 20 horas.

Gestão e Negócios
Contabilidade Pública – Aprenda os fundamentos da contabilidade aplicada ao serviço público, incluindo conceitos, receitas, despesas, balanços e sistemas utilizados. Requisitos: Conhecimento em informática básica, ensino médio completo. Carga horária: 40 horas.

Direito Administrativo – O curso apresenta os atos e princípios da administração pública, poderes, trabalhadores, cargos, ingresso e desligamento, e responsabilidade do servidor. Requisitos: Conhecimento em informática básica, ensino médio completo. Carga horária: 40 horas.

Idiomas
Inglês (parte 1) – Identificação e Caracterização Pessoal; Localização no Tempo e no Espaço; Meios de Transporte; Família; Rotina e Hábitos – Em Casa. Requisitos: conhecimento básico em informática e na língua portuguesa. Carga horária: 30 horas.

Inglês (parte 2) – Rotina e Hábitos – Meio Acadêmico; Alimentação – Lista de Supermercado; Vestuário; Clima; Atividades de Lazer e Esportes; Moradia – Permissões. Requisitos: conhecimento básico em informática e na língua portuguesa. Carga horária: 30 horas.

Português como Língua Adicional (parte 1) – Identificação e caracterização pessoal, localização no tempo e no espaço, meios de transportes, alimentação, compras. Requisitos: conhecimento básico em informática e na língua portuguesa. Carga horária: 30 horas.

Português como Língua Adicional (parte 2) – Família; Moradia; Corpo Humano, Esporte e Hábitos; Clima e Vestuário; Tempo Livre e Atividades de Lazer; Hábitos Recentes. Requisitos: conhecimento básico em informática e na língua portuguesa. Carga horária: 30 horas.

Informática
Banco de Dados 1: Fundamentos – Conceitos básicos de Banco de Dados, incluindo modelos e modelagem, modelo relacional e normalização de dados. Requisitos: Conhecimento em lógica de programação, computador, instalação do MySQL. Carga horária: 20 horas.

HTML – parte 1: Introdução ao desenvolvimento de páginas web – Aprenda a criar páginas web do zero. Se você quer aprender tudo, desde o início, esse curso é para você. Aqui vamos conhecer como funciona a internet para o desenvolvimento de sites. Também criaremos as primeiras páginas. Vamos formatá-las, inserir links, listas, imagens, arquivos de áudio e vídeo. Conheça alguns comandos avançados e dicas especiais de compatibilidade e acessibilidade. Requisitos: conhecimento básico em informática e internet. Carga horária: 20 horas.

HTML – parte 2: tabelas e formulários – Este curso traz os conceitos básicos para elaboração de tabelas e formulários em HTML. Requisitos: conhecimento básico de HTML básico, e recomenda-se ter realizado o curso de “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web”. Carga horária: 20 horas.

CSS: folhas de estilo – Aprenda como deixar suas páginas web estilosas com comandos simples. O curso abrange desde os conceitos iniciais até a utilização de templates prontos e responsividade. Requisitos: conhecimento de HTML básico, recomenda-se ter realizado o curso de “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web”. Carga horária: 30 horas.

Lógica de Programação (parte 1) – Você já pensou em fazer seus próprios programas de computador, mas não sabe por onde começar? É aqui mesmo! Veja como dar seus primeiros passos na criação de softwares e sistemas! Neste curso, vamos conhecer os primeiros conceitos para a programação de computadores através da prática utilizando a ferramenta Portugol Studio. Requisitos: conhecimento básico em informática e habilidade no raciocínio lógico para realização do curso. Carga horária: 20 horas.

Lógica de Programação (parte 2) – Você já sabe pedir e mostrar informações e fazer cálculos nos seus programas? Agora chegou a hora de colocar decisões e deixar os programas mais sofisticados e personalizados. Neste curso, vamos conhecer os operadores lógicos e relacionais, e a utilizar o desvio condicional na programação de computadores através da prática utilizando a ferramenta Portugol Studio.
Requisitos: conhecimento em variáveis, entrada e saída, operadores aritméticos, preferencialmente ter realizado o curso Lógica de Programação (parte 1). Carga horária: 20 horas.

Lógica de Programação (parte 3) – Agora chegou a hora de pensar grande! Vamos desvendar como começar a construir sistemas. Mas para isso, é essencial que você compreenda quatro conceitos: vetores, matrizes, funções e parâmetros. Requisitos: conhecimento em desvios e laços de repetição, preferencialmente ter realizado o curso “Lógica de Programação (parte 2)”. Carga horária: 20 horas.
JavaScript – Aprenda a adicionar interatividade em suas páginas HTML, como a criação de pequenos programas, validação de formulários, uso de bibliotecas. Requisitos: conhecimento de HTML básico e Lógica de Programação, recomenda-se ter realizado o curso de “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web”, Lógica de Programação partes 1, 2 e 3. Carga horária: 30 horas.

Produção Alimentícia
Gastronomia: história – Já teve curiosidade em saber sobre a história da gastronomia? E sobre a gastronomia no Brasil e suas regiões? Se sim, este curso é para você. Requisitos: Conhecimentos básicos em internet, ensino fundamental completo. Carga horária: 20 horas

Gastronomia: eventos – Aprenda a elaborar cardápios, combinar bebidas e alimentos, decorar e planejar um evento gastronômico completo. Requisitos: Ter realizado o curso “Gastronomia: história”. Carga horária: 25 horas

Turismo e Hospitalidade
Eventos: conceitos – Sempre quis aprender a organizar eventos? Então este é o primeiro passo! Conheça aqui os conceitos básicos e as classificações de eventos. Requisitos: Conhecimentos básicos de internet e ensino fundamental completo. Carga horária: 20 horas

Eventos: tipos – Aprenda sobre os diversos tipos de eventos existentes: setor público, acadêmico, empresarial, desportivo, religioso, culturais, temáticos e sociais. Requisitos: Ter realizado o curso “Eventos: conceitos”. Carga horária: 20 horas

Geral
Conhecendo o IFRS (4 horas), Conheça o IFRS, saiba onde estão localizados os campus e as possibilidades além dos cursos oferecidos.

O IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Conta com cerca de 20 mil alunos e mais de 200 opções de Cursos Técnicos e Superiores de diferentes modalidades em vários municípios do Estado. Oferece também Cursos de Pós-graduação e dos Programas do governo federal.

O IFRS atua com uma estrutura multicampi. Possui os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Entre seus objetivos está promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Reitoria está localizada em Bento Gonçalves. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.

Postado em 15 janeiro 2019 10:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop