IBIRUBÁ – Coprel prepara prefeituras para mais uma edição do Coprel Ecologia

Postado em 21 maio 2013 07:56 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Desde 2005, quando o projeto Coprel Ecologia iniciou, a cooperativa busca melhores resultados a cada edição. Com esse objetivo, a Coprel realizou, na manhã de sexta-feira, 17 de maio, na sede da Ascoprel, uma reunião preparatória com os representantes das prefeituras parceiras, visando avaliar a edição de 2012 e orientar sobre boas práticas para o plantio e cuidados para o desenvolvimento das mudas.

O Coprel Ecologia é um projeto de cunho ambiental da Coprel Energia através do qual são distribuídas mudas de árvores para serem plantadas em áreas de preservação permanente. Desta forma, a Coprel também cumpre com a reposição florestal obrigatória por realizar limpezas de faixas junto às redes elétricas. O público-alvo são os agricultores, e o projeto chega até eles por intermédio das prefeituras dos municípios da área de atuação da Coprel.

Participaram da reunião 50 representantes de 23 prefeituras, que já estão com a participação confirmada no projeto. O presidente Jânio Vital Stefanello fez a abertura do encontro, ressaltando a importância das prefeituras e dos agricultores para a consolidação do Coprel Ecologia. O presidente também destacou os avanços que o projeto terá em 2013. “A cada ano nos desafiamos a realizar o Coprel Ecologia com mais consistência e seriedade. Com esse objetivo, a equipe estudou alguns investimentos que vão proporcionar que as mudas cheguem ao produtor com mais qualidade e com melhores condições de plantio. O transporte será feito diretamente dos viveiros para as prefeituras, e junto com cada muda, será feita a doação do material para o estaqueamento. Também é fundamental o trabalho de acompanhamento técnico realizado e que garante índices crescentes na sobrevivência das mudas plantadas. Isso reflete também o empenho que as prefeituras e os produtores rurais dedicam ao projeto e ao meio ambiente”.

Após, o facilitador da unidade de Energia e coordenador do projeto, Engº Marcos Eidt, e o engenheiro florestal e responsável técnico Nelson Nicolodi apresentaram os resultados do projeto em 2012, com o relatório de plantio por municípios e propriedades. Os participantes também esclareceram dúvidas e propuseram sugestões para o projeto.

Em 2013, a Coprel disponibilizará 50 mil mudas, que serão distribuídas entre os municípios. Além dos avanços que o projeto terá, conforme destacado pelo presidente da cooperativa, em todas as edições do Coprel Ecologia as prefeituras e agricultores participantes recebem todas as orientações técnicas para o correto plantio e cuidado com as mudas, como irrigação, controle de formigas e coroamento – que é a limpeza numa pequena área ao redor da muda recém-plantada.

O plantio é vistoriado e são feitos relatórios com os índices de sobrevivência das mudas por propriedades e municípios. No último ano avaliado (2012) o índice geral do projeto foi de 90,61%, num aumento de 4,73% em relação a 2011.

Foi definida a data de 09 de agosto para a realização do evento oficial a entrega simbólica das mudas e divulgação das prefeituras e agricultores destaques no projeto em 2012.

(Assessoria de Imprensa – Coprel)

Postado em 21 maio 2013 07:56 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop