SELBACH – Campanha de recolhimento de lixo eletrônico mobiliza selbachenses

Postado em 20 maio 2013 07:45 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Com mais de 250 compartilhamentos nas redes sociais, o cartaz criado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, alcançou os mais diferentes públicos, fazendo com que a campanha superasse as expectativas dos organizadores.

Atualmente, o lixo eletrônico representa cerca de 5% de todo o lixo urbano produzido ao redor do mundo. Este percentual cresce a cada ano devido ao fato de as pessoas estarem trocando seus telefones celulares, computadores, televisores e eletrodomésticos com maior frequência. Hoje, o lixo eletrônico, ou e-lixo como também é chamado, cresce três vezes mais que o lixo convencional e, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a situação é mais preocupante nos países emergentes, principalmente no Brasil, campeão na geração de lixo eletrônico por habitante: meio quilo por ano.

Todos estes produtos eletrônicos contêm uma infinidade de materiais, inclusive vários materiais nobres (ouro, platina, etc.) e que acabam indo parar no lixo, podendo contaminar a água do subsolo, o próprio solo e a atmosfera, caso sejam queimados.

Porém apresar dos problemas, algumas soluções já despontam. Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte ou entrega do lixo eletrônico em locais apropriados ou empresas que atuam na área de reciclagem, como é o caso da Mycata Sucata, da cidade de Cruz Alta, que dá um destino socioambiental ao material recolhido.

A campanha desenvolvida no município foi uma realização da Prefeitura com o apoio da ACIS, secretarias de Desenvolvimento Econômico e Agropecuário, Educação e Obras e Assessoria de Comunicação. O objetivo foi de construir parcerias estratégicas para dar a destinação adequada ao lixo eletrônico de Selbach.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Selbach)

Postado em 20 maio 2013 07:45 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop