SANTO ANTÔNIO DO PLANALTO – Pais e filhos discutem sucessão familiar no Município

Postado em 03 janeiro 2019 07:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Um grupo de pais e filhos esteve reunido na manhã desta quarta-feira (19/12) para ouvir e falar sobre sucessão familiar. A proposta partiu do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Santo Antônio do Planalto para os integrantes do grupo Jovens do Campo e seus familiares. A atividade foi realizada no salão católico, com a orientação da assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Doriana Gozzi Miotto.

Na oportunidade, Doriana trouxe temas a serem considerados quando o assunto é sucessão, como família, relações, trabalho, profissão, bens, cultura e planejamento, entre outros. Doriana explicou sobre Políticas Públicas, como o Pronaf Jovem e o Bolsa Juventude, que estão à disposição dos jovens rurais. “Em 2017 tivemos 13 jovens da região contemplados com o Bolsa Juventude.

Neste ano ampliamos para 34 jovens, sendo R$ 68 mil investidos em processos produtivos, mas esse número pode melhorar”, disse Doriana, incentivado aos jovens a buscarem essas políticas.

A assistente técnica ressaltou ainda que o planejamento é fundamental quando o assunto é sucessão, pois reduz custos e atritos. “Deve ser um processo natural e não um motivo de desespero e caos dentro da família”, avaliou. Ela reforçou que os objetivos são manter a família unida, minimizar conflitos, proteger o patrimônio e contribuir para o crescimento do negócio e garantir o direito dos fundadores.

Na oportunidade foi realizada uma atividade em grupo, que buscou obter os pensamentos de pais e filhos. Trabalhando em grupos separados, eles responderam às questões sobre as potencialidades para a continuidade da propriedade, sobre as dificuldades de planejar a sucessão e sobre como isso pode ser aprimorado.

Sobre as potencialidades, os pais focaram na diversificação da propriedade. Já os filhos viram como pontos fortes a liberdade do trabalho e a gestão do tempo, assim como já ter uma base pronta para começar, ter o apoio familiar e ser dono do próprio negócio.

Sobre as dificuldades, os pais visualizam que a resistência por parte dos mais velhos ainda é um entrave, assim como a falta de diálogo e as diferenças de ideias. Os jovens entendem como principais dificuldades a falta de interesse de alguns jovens e de alguns pais, a indecisão sobre o futuro e a falta de conhecimento e de valorização.

Entre os pontos abordados sobre como aprimorar, pais e jovens falaram em políticas públicas, diálogo, garantia de preço mínimo, busca por conhecimento e união da família.

Os extensionistas da Emater/RS-Ascar e Santo Antônio do Planalto, Idanir e Sandra Bianchetti, lembraram que hoje as condições estão diferentes no meio rural, como o acesso a praticamente tudo o que tem na cidade e com qualidade de vida. “Antigamente os pais queriam que a gente saísse da propriedade. Hoje isso está mudando e estamos aqui para proporcionar diálogo e oportunidades”, disseram.

Vanessa Almeida de Moraes – Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Passo Fundo

Postado em 03 janeiro 2019 07:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop