NÃO-ME-TOQUE – Líderes assumem desafio de unir ainda mais o quadro social

Postado em 17 maio 2013 07:54 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Cotrijal realizou de 13 a 15 de maio, em Santa Maria, o 12º Seminário de Líderes de Núcleo. O evento teve como objetivo debater os novos desafios da liderança e oportunizar aos 144 líderes participantes a troca de experiências com outras organizações e entidades e conhecimento sobre as atividades desenvolvidas na região.

“Foi muito importante, porque ficou claro que devemos, como líderes, gostar de gente, buscando fortalecer a cooperativa, que é nossa”, afirma Jorge Zart, líder do núcleo de Linha Ojeriza, Lagoa dos Três Cantos, que já acompanhou seis seminários. “A visita à Camnpal também rendeu bom conhecimento, porque vimos uma cooperativa que não é tão grande quanto a nossa, mas consegue, bem administrada, ter bom retorno com a industrialização”, completa Andréia Weber, líder de Linha São Paulo, Não-Me-Toque, que participou do seu terceiro evento.

O 12º Seminário de Líderes de Núcleo da Cotrijal iniciou com treinamento coordenado pela psicanalista e doutora em Filosofia da Mente Andréa Vermont, de Minas Gerais, no Park Hotel Morotin. Intercalando teoria com vídeos e exercícios práticos, ela levou o grupo a refletir sobre seu papel e reconhecer a importância do trabalho cooperativo frente à concentração de mercado.

No segundo dia de atividades, a direção levou ao grupo informações sobre os desafios dos próximos meses, principalmente em relação à safra, reforçando a ideia de que a cooperativa está pronta, com equipe qualificada, para auxiliar o seu associado a ter o melhor resultado. O gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Enio Schroeder, ainda fez uma reflexão sobre a importância do trabalho com a liderança, resgatando a história do evento, e apresentou os novos projetos do setor. “Todo o trabalho com a liderança e o quadro social tem um objetivo: aproximar mais a cooperativa e o produtor, fortalecendo nossa organização para que possamos fazer frente ao mercado e garantir melhor qualidade de vida para nossas famílias”, destacou.

A programação do evento teve ainda visita à Cooperativa Agrícola Nova Palma (Camnpal), que tem sua sede em Nova Palma, que tem 5 mil associados e organização parecida com a Cotrijal. Com nove unidades, ela atua na produção de grãos, especialmente soja, arroz, trigo, milho e leite, e tem como diferencial a industrialização de grande parte do que produz e até de produtos que adquire de terceiros, como lentilha.

E na quarta-feira, encerrando a programação, o grupo fez roteiro turístico em pontos da chamada Quarta Colônia. Visitou uma agroindústria de derivados de farinha de trigo, como massas, pães, cucas e bolachas, criada há dois anos e que tem ajudado os proprietários a se manterem no interior. Também relembraram um pouco da história dos imigrantes ao conhecer uma agroindústria que produz farinha de milho, cachaça e licor, apenas para atender os turistas. O grupo ainda conheceu duas fábricas de facas, uma artesanal e outra semiartesanal, e uma cantina.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, conclui que o investimento feito no aprimoramento da liderança é fundamental para que a cooperativa continue forte e o associado se mantenha junto à organização. Só assim, segundo ele, com o associado e a liderança participando cada vez mais e dando sugestões, a cooperativa se mantém forte. “O mundo mudou, o mercado mudou e não podemos mais administrar a cooperativa como há 15 anos, precisamos nos unir trabalhar para manter esse patrimônio que muito tem ajudado os produtores e que foi construído com dedicação e coragem pelos que nos antecederam”, reforçou.

As atividades desenvolvidas no seminário agora serão trabalhadas nos núcleos, durante o Projeto Participação em Família, que ocorre em meados deste ano. O Seminário de Líderes de Núcleo e o Projeto Participação em Família são coordenados pela Unidade de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal.

(Assessoria de Imprensa – Cotrijal)

Postado em 17 maio 2013 07:54 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop