IBIRUBÁ – Pequenas atitudes que transformam o planeta

Postado em 17 maio 2013 07:40 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Coprel Ecologia tem ajudado a contar belas histórias de reencontro com a natureza. Muitos cooperantes, com o intuito de valorizar a preservação ambiental em suas propriedades rurais aderiram ao projeto, que em 2013 realiza sua 9ª edição.

O cooperante Reno Borhz, de Ibirubá, é um exemplo de agricultor que já viveu momentos bem distintos em relação ao olhar das comunidades para o meio ambiente. Quando iniciou na agricultura, foram desmatadas grandes áreas de terras para o plantio de grãos – o que foi necessário para o início da produção de alimentos nas novas regiões colonizadas. Porém hoje, com as terras agriculturáveis já consolidadas, os produtores rurais ingressam em um novo momento, e entendem que o manejo adequado do solo somado ao reflorestamento das APP’s (áreas de preservação permanente), como ns margens de rios e nascentes, e a preservação da flora e fauna nativas, são atitudes necessárias. É o que ressalta Reno Borhz: “Já tenho cabelos brancos e muitas história pra contar. Os primeiros moradores que vieram para a região há muitas décadas, tinham que derrubar as matas até as margens dos rios, pois precisavam viver perto de uma fonte de água. Hoje, tem a energia elétrica, poços artesianos, bombas d’água, e o homem do campo pode levar a água até a casa dele no lugar que for, não precisa mais ocupar esse espaço nas margens dos rios”, explica Reno Borhz.

Com a evolução das tecnologias agrícolas, aumentou também a consciência dos produtores sobre a importância de preservar o meio ambiente, assim como aumentaram as exigências legais para o reflorestamento. Pensando nisso, o projeto Coprel Ecologia foi criado. Com o auxílio das prefeituras dos municípios participantes, são distribuídas gratuitamente mudas de árvores nativas para que os produtores rurais interessados procedam ao plantio em nas APP’s de suas propriedades. A cooperativa ainda acompanha o desenvolvimento das plantas, através de relatórios encaminhados ao DEFAP. Os produtores e municípios com melhores índices de sobrevivência das mudas recebem o reconhecimento pelo trabalho. Reno Bohrz foi um dos destaques da última edição do projeto, com um índice de sobrevivência de 95% do total de 1.000 mudas plantadas em sua propriedade. “Tem que cuidar com as formigas, algum bicho que pode vir e derrubar a muda recém plantada, e ajudar que ela cresça. Depois disso, as árvores nativas, dentro de um ambiente natural, se desenvolvem bem”, orienta Seu Reno.

O contato com as prefeituras para a realização do projeto Coprel Ecologia em 2013 já foi realizado. Para este ano, foram convidados 25 municípios da área de atuação da cooperativa. O objetivo da Coprel é possibilitar que a cada ano, mais produtores possam ser contemplados com o projeto – necessidade esta apontada pelo próprio cooperante Reno Bohrz. “Nós como produtores, temos que tentar fazer a nossa parte também. Plantar algumas árvores na beira as sanga, plantar árvores frutíferas, quem sabe depois, quando estamos com uns 80 anos, sentamos na beira da sanga e podemos pescar, jogar uma frutinha. Nós precisamos, realmente, de um meio ambiente melhor. E o produtor rural tem feito bastante, mas ainda tem mais por fazer. E o projeto Coprel Ecologia ajuda muitos que, de outra forma, não teriam como fazer esse plantio na propriedade”.

(Assessoria de Comunicação – Coprel)

Postado em 17 maio 2013 07:40 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop