PASSO FUNDO – Coordenação do Pronatec-Tec realiza reunião com diretores

Postado em 16 maio 2013 07:53 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), juntamente com entidades parceiras, promoveu nessa quarta-feira (15) reunião que definiu diretrizes administrativas dentro do programa Pronatec Tec.

O Pronatec disponibiliza aos estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio da rede pública, inclusive alunos da Educação de Jovens e Adultos, cursos com duração mínima de 800h em concomitância com suas aulas normais no turno inverso. O programa federal engloba ações que visam ampliar a oferta de vagas na Educação Profissional melhorando a qualificação profissional, expandindo e democratizando o acesso dos jovens aos cursos profissionalizantes. Na região o Pronatec é uma parceria entre 7ª CRE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão, Fatec – Senac e Senai.

Durante o encontro com os diretores das escolas que participam do programa foram traçadas diretrizes para desencadear e acompanhar o plano de ações articuladas para o acompanhamento pedagógico do Pronatec. Buscando uma articulação entre o ensino médio, cursos técnicos e instituições ofertantes com o real objetivo de inserir os estudantes no mundo do trabalho. Este plano constitui-se de medidas e estratégias de acompanhamento pedagógico relacionadas ao acesso e permanência nos cursos, e a sua garantia de sua inserção socioprofissional.

Entre as ações voltadas para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem se destacam o acolhimento e recepção aos estudantes, combinação de metodologias e recursos pedagógicos específicos direcionados. Além da articulação interinstitucional com criações de mecanismos de interlocução entre os profissionais do Ensino Médio, da Educação Profissional e Tecnológica, envolvidos nos cursos para troca de experiências e acompanhamento de aspectos relacionados a currículo, gestão acadêmica e práticas pedagógicas.

Essa ações traçam uma aproximação com a proposta do Ensino Médio Politécnico, onde procedimentos comuns de estudos e avaliação, assim como definir procedimentos para acompanhar a frequência do aluno, e consequentemente, aproveitar o trabalho desenvolvido nos cursos técnicos como parte do processo pedagógico definido no Seminário Integrado. O encontro teve a coordenação de Adalmir Schaeffer, coordenador adjunto da 7ª CRE, juntamente com o representante do SENAC, Guilherme Menegatti, do coordenador adjunto do PRONATEC no Câmpus Sertão – IFRS, Odirce Antures e da representa do Senai, Adriane Borghetti.

(7ª CRE)

Postado em 16 maio 2013 07:53 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop