SELBACH – Resumo da última sessão da Câmara de Vereadores – 10.12.2018

Postado em 12 dezembro 2018 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Câmara Municipal de Vereadores esteve reunida no dia 10 de dezembro de 2018, onde os Edis apreciaram as seguintes matérias:

PROPOSIÇÃO:
VEREADOR BONEMAR BENDER (MDB): Que o Executivo Municipal envie para esta Casa Legislativa Projeto de Lei com objetivo de alterar o Artigo 6º – Inciso X da Lei Municipal nº 3.275/2017, que passará a ter a seguinte redação:
Inciso X – que estiver de atestado médico superior a 03 (três) dias no mês de referência, exceto licença gestante, procedimento cirúrgico ou lesão grave óssea. APROVADO POR UNANIMIDADE DE VOTOS

PROJETOS:
PROJETO DE LEI MUNICIPAL N.º 044/2018: Orça a Receita e fixa a Despesa do Município de Selbach-RS, para o Exercício de 2019, e dá outras providências. APROVADO POR UNANIMIDADE DE VOTOS

PROJETO DE LEI MUNICIPAL N.º 045/2018: Denomina Ruas no Município de Selbach/RS, dando outras Providências. APROVADO POR UNANIMIDADE DE VOTOS

PROJETO DE LEI MUNICIPAL N.º 046/2018: Autoriza a Concessão Incentivos Econômicos e Fiscais às Empresas Galera e Prado Ltda. e Danino Andreas Hickmann 99036592020, com Base na Lei Municipal nº 2.981/2013 de 12 de novembro de 2013, bem como, na Concorrência Pública CNC 01/2018, e dá Outras Providências. APROVADO POR UNANIMIDADE DE VOTOS

PROJETO DE LEI MUNICIPAL N.º 047/2018: Dispõe sobre o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU para o exercício de 2019, alterando a TABELA ANEXO II e ANEXO III que trata da PLANTA GENÉRICA DE VALORES P/ TERRENOS, e dá outras providências. APROVADO POR UNANIMIDADE DE VOTOS

EXPLICAÇÕES PESSOAIS:
VEREADORA DÓRIS SCHNEIDER (MDB): O verão se aproxima e mais uma vez estamos muito preocupados com a proliferação dos mosquitos da dengue, segundo a Secretaria da Saúde, a única forma eficaz de combater esse problema é eliminar qualquer recipiente que possa acumular água parada, assim, cada morador selbachense é responsável pelo combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya, façamos a nossa parte, cuidemos do nosso pátio. A Praça João XXIII está muito bonita, mas pode ficar ainda mais, adote você também uma árvore para ornamentar, colabore e faça a sua parte. No dia 19 de dezembro acontecerá na Praça João XXIII o Natal da Criança, muitas programações estão sendo organizadas para esta noite, inclusive a chegada do Papai Noel, participe você também. Obrigada.

VEREADOR CLAUDINHO ALVES (PP): Inicialmente quero parabenizar a Comunidade de São Pascoal pela 37ª Romaria de Nossa Senhora de Lourdes, foi uma festa muito bacana, com a participação de toda a comunidade local e também concluindo os 80 anos da programação da Paróquia São Tiago. Também quero comentar sobre o melhoramento que houve em mais uma rua de Arroio Grande, especificamente na área industrial, para o pessoal que usufrui, vai ficar bem legal esses acessos da área industrial. Tem uma reclamação da Rua Barão do Rio Branco, aqui na cidade, sobre o escoamento de água e de terra, tem um projeto importante para ser feito nessa rua, um melhoramento significativo, e deverá resolver esse problema logo em seguida, a administração está sabendo, Setor de Obras, mas isso vai ser solucionado, é uma questão de tempo e de calma para os moradores. Obrigado.

VEREADOR ARLEI WILLIG (MDB): Hoje gostaria de parabenizar nós que somos políticos e que vamos atrás de emendas, o prefeito passou que na sexta-feira vai ser feita a entrega dos dois micro-ônibus para nossa cidade, um que veio através do Deputado Perondi, outro do Giovani Cherini, parabenizar o empenho de todo mundo, que sempre estão indo atrás, é uma forma de receita sem custo para nossos cofres públicos; e também que teve a liberação, podendo entrar em licitação, o asfalto que vai ligar desde o hospital até a entrada do Bairro Sefrin. Então continuemos assim, acho que estamos de parabéns, acho que nunca teve uma época que teve tantos recursos. Quero me solidarizar com a colega Pachalina que não pôde comparecer hoje, que está com problema de saúde, que tenha melhoras e logo venha comparecer aqui com nós de novo. Muito obrigado.

VEREADOR MICHAEL KUHN (PP): Nós colocamos, vereador Claudinho, na última reunião realmente da importância do trabalho, conquistar o resíduo asfáltico e hoje indo a Ibirubá encontrei um caminhão da prefeitura, acredito que ainda está sendo feita essa coleta, é uma boa notícia e aproveito para colocar o pedido de alguns moradores, a rua lateral à residência do senhor Marcos Pompmacher, tem um trecho ao norte daquela rua, são apenas duas quadras, uma parte dela ainda não foi colocado, se fosse possível atender aquele pequeno trecho, os moradores realmente solicitam e ficaria bem melhor para quem trafega por ali. Ainda sobre uma questão de tráfego, no redutor de velocidade em frente à residência da senhora Maria Morscheiser, no sentido Colorado-Selbach, logo após o redutor, isso já vem de muito tempo, todos que já passaram por ali sabem e também um contribuinte me pediu: olha, vê se há como fazer uma melhoria, logo após o redutor tem um buraco e é ruim de trafegar, então quem sabe o setor de obras possa dar uma olhada ali nesse redutor. Vereador Arlei, colocar ainda sobre a questão das emendas, realmente acho que estamos num momento favorável e a partir de agora também deputados eleitos, enfim, quero colocar, para nós progressistas que vamos estar na próxima sexta-feira reunidos com o Senador eleito Luís Carlos Heinze também seu suplente, ex-prefeito taperense, o senhor Irineu Orth, uma força local. Então na noite da próxima sexta-feira em Tapera, os progressistas e lideranças regionais vão se encontrar para debater assuntos de interesse da nossa região e também vereadora Terezinha, vai se colocar a questão do preço do leite, eu acho que o momento está difícil, produtores se queixam, vai ser discutido também essa esta questão. Desejo também o restabelecimento da saúde da nossa colega Lisete. Até a próxima oportunidade.

VEREADOR MÁRCIO SEILBEL (MDB): Gostaria hoje ele falar um pouco sobre o descaso e o baixo preço do leite pago aos nossos produtores, onde cada mês ganham menos e cada vez está mais caro ração e medicamento, o governo importa o leite mais barato de outros países ao invés de incentivar os nossos produtores, onde a maioria dos jovens não fica mais nessa atividade, pois cada vez ganha menos, trabalham feriados e finais de semana, com chuva ou sol produtores tem que estar lá. Então peço que mandem um ofício, pela Câmara de Vereadores, para os deputados das bancadas, e os deputados que sempre estão ajudando a nossa região, para que eles ajudem na luta por um preço mais justo para o leite e que também lutem para que o governo deixe de comprar leite de outros países e comece a incentivar mais os nossos produtores. Gostaria também de pedir ao setor de obras para que, quando terminassem de pintar os cordões e limpar as ruas, dessem uma atenção especial para as localidades do interior. Também colocar como o vereador Michael e o Arlei, esse ano foi um ano em que todos, as duas bancadas, trabalharam juntos e unidas e está aí o resultado, várias emendas que vieram para o nosso município. Colocar que a ambulância que tinha ido à licitação, vai chegar dia 17, segunda-feira, uma emenda do Deputado Alceu Moreira. São várias emendas que independentemente de partido está vindo em prol do município de Selbach. Também colocar que o asfalto que vai do hospital até a creche e a entrada do Bairro Sefrin, já vai ser feita a licitação. Obrigado!

VEREADOR BONEMAR BENDER (MDB): Na próxima sexta-feira, eu e o prefeito Serginho iremos à Porto Alegre, buscar um ônibus, da verba mandada pelo deputado Giovane Cherini, o qual conseguimos através de minhas boas relações com o deputado, agradecendo em nome da comunidade selbachense. Também quero agradecer aos nobres colegas vereadores pela aprovação da minha proposição, realizada ao loteamento Müller. Recebi também uma notícia que já está em fase de licitação o asfaltamento da Rua Barão do Rio Branco, mais precisamente entre hospital e a entrada do bairro Sefrin, esta verba faz dois anos que pedimos, onde o prefeito Serginho, eu e o Marcinho fomos a Porto Alegre requerer e fomos atendidos pelo Deputado Biolchi.

Postado em 12 dezembro 2018 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop