CRUZ ALTA – Unicruz desenvolve sugestão de plano diretor para o Santuário Diocesano

Postado em 04 dezembro 2018 06:25 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Um lugar santo, de paz, frequentado por muitas pessoas aos finais de semana, que se reúnem para tomar chimarrão, rezar e desfrutar de um ambiente acolhedor. Assim é o Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado em Cruz Alta. Pensando em tornar este espaço sagrado, cada vez, melhor para receber peregrinos de toda parte, a Universidade de Cruz Alta, a partir de uma parceria com o Conselho do Santuário, está desenvolvendo, junto aos seus acadêmicos, um projeto de revitalização do lugar. O projeto foi desenvolvido de maneira voluntária por acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, coordenados pela Professora Emille Schmidt Gaklik, com a colaboração das professoras Bárbara Vieira Nogueira e Natalia Hauenstein Eckert. Em momentos distintos, eles apresentaram o que já foi feito até o momento, ao Bispo Diocesano e ao Conselho Diocesano do Santuário.

O projeto traz grandes expectativas, diz Dom Adelar Baruffi. Segundo ele, embora não seja algo com um prazo pré-estabelecido, a ideia é que se tenha um plano diretor, para que, a partir dele, tudo que for feito no local seja pensando na globalidade deste espaço. Oportunamente, após a finalização do projeto e sua aprovação pelas instâncias colegiadas da Diocese, este será apresentado para a comunidade.

O QUE É O SANTUÁRIO?
O Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima foi criado, oficialmente, em 2016, durante a celebração da 65ª Romaria de Fátima, no dia 09 de outubro. Até então, o local era conhecido, somente, como Monumento de Fátima. Mas o que torna o local um santuário?

De acordo com Dom Adelar, um santuário se diferencia dos outros lugares por ser um lugar que tem algo a ver com a nossa fé. “De modo especial, aqui tem a ver com nossa devoção a Nossa Senhora de Fátima”, diz.

O Bispo explica que o lugar, que começou bem pequeno, contando com esforços de muitas pessoas, se tornou cada vez mais popular. Primeiro no município e na região. Depois, quando a tradicional Romaria de Fátima foi decretada pelo então bispo Dom Jacó, como um evento diocesano, o local passou a ser visitado por pessoas de toda a diocese.

EM BUSCA DE GRAÇAS
Com missa de terça a domingo, o Santuário recebe visitantes de toda a Diocese, especialmente aos sábados, domingos e nos dias 13 de cada mês, quando são celebradas duas missas.

Em 2017, logo após sua elevação, o Santuário passou a ter um Reitor, sendo nomeado pelo Bispo o Padre Ari Braganholo. A ideia é ter a presença permanente de um padre no santuário para atender confissões, celebrar a eucaristia e atender aqueles que desejarem.

“As pessoas vem, normalmente, com uma finalidade muito pessoal, seja para apresentar a Deus a sua vida, muitas vezes estão passando por situações difíceis na família, por situação de saúde, enfim. Deus conhece do que somos feitos e que precisamos, sempre, da graça que vem dele. Aqui, pedimos esta graça por meio de Maria, nossa Mãe. As pessoas se apresentam diante da mãe, com muita simplicidade, com muita transparência, pois não precisamos fazer muita cerimônia diante de Maria, pois sabemos que ela nos compreende, pois somos seus filhos e filhas”, destaca o bispo.

UM ESPAÇO PARA CONVIVER E REZAR
Muitas pessoas, também, visitam o Santuário por se tratar de um lugar bonito, com espaço acolhedor e de paz. “É um espaço tão bonito que temos na cidade, onde muitas pessoas vêm buscando lazer. As famílias vêm para tomar chimarrão, conviverem juntas, trazem as crianças, que brincam, e, aproveitam para rezar. É um ambiente que tem esta finalidade”, ressalta.

Dom Adelar lembra que o Santuário é, também, o lugar em que a cidade se reconhece e, além disso, um de seus pontos turísticos. “Sejam sempre bem vindos. Aqui estão muito em casa, na presença da virgem Maria, sob seu olhar. Ela acolhe as nossas preces e apresenta ao seu filho. Que a virgem Maria Nossa Senhora de Fátima, a todos olhe com carinho e interceda por cada um e cada uma que aqui vier”.

Postado em 04 dezembro 2018 06:25 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop