IBIRUBÁ – Mãe mais idosa foi homenageada

Postado em 11 maio 2013 09:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Prefeitura de Ibirubá, numa iniciativa da Biblioteca Pública Justino Guimarães Neto e em conjunto com o Museu Theobaldo Becker e o Gabinete da Primeira Dama do Município, homenagearam todas as mães de Ibirubá, ao entregar um presente à Mãe mais idosa do município. Gesto este que, segundo a Secretaria Jussara Rodrigues, tem vários aspectos da valorização: a mulher, a mãe, a cultura étnica colonizadora e o idoso.

A primeira-dama Gesmari Jandrey entregou flores, que representam a beleza da vida, para a senhora Wilma Schüssler, que completou a poucos dias, aqui em Ibirubá, 98 anos de idade.

O bibliotecário Jorge Ferreira e a professora Ivanisa, coordenadora do Museu Theobaldo Becker, realizaram visitas coletando informações que resgatam a história de Ibirubá e desta simpática senhora, nascida em 24 de abril de 1915, apresentando vigor, disposição e atenção aos que lhe visitam, que não demonstra ter quase um século de vida.

Nas conversas gravadas em vídeos, a matriarca relatou fatos acontecidos desde sua chegada a então Colônia General Osório: “levamos quatro ou cinco dias de Lajeado até Ibirubá, viajando de carroça, pois naquela época não tinha caminhões, nem autos, como tem hoje…, quando aqui chegamos, eram poucas casas que tinha na cidade… era só mato, muita unha de gato” afirmou Wilma utilizando as vezes no idioma alemão, traduzido pela filha Terezinha.

A Sra. Wilma, mãe de oito filhos foi casada com Raimboldo Schüssler, importante construtor das décadas de 30 a 60, tendo construído diversas moradias, prédios comerciais, hotéis e também prédios públicos, como da prefeitura e da Escola Ibirubá.

Os autores da homenagem citaram ainda as senhoras Magdalena Bohrtz (nascida em 05/04/1918 – 95 anos), Elza Becker Bohrtz (nascida em 27/10/1919 – 94 anos) e Ilda Bohrtz (nascida em25/11/1920 – 93 anos), mães do século passado e que ainda hoje são exemplos de amor e perseverança. A todas as mães de nosso município o nosso carinho, respeito e admiração, são seres divinos, angelicais, de puro amor e devoção. Fazem mais que dar vida aos seus filhos, doam sua vida para eles. Não importando o lugar ou situação, boa ou má, lá está a mãe, sempre ao filho, em devoção. Sem pensar em retornos ou agradecimentos. As mães ficam felizes apenas com um olhar, um abraço, momentos de companhia de seus filhos amados. Os autores da significativa homenagem fizeram questão de enfatizar que naquele gesto todas as mães do município estavam sendo homenageadas.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Ibirubá)

Postado em 11 maio 2013 09:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop