Atenções voltadas para os EUA

Postado em 11 maio 2013 08:26 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Com o avanço do plantio de soja e milho da safra de verão dos Estados Unidos da América, os participantes de mercado da Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) voltam suas atenções para outro fundamento extremamente volátil: as previsões meteorológicas no cinturão produtor do país.

O chamado “Market Climate”, ou seja, o “Mercado de Clima Norte–americano” está começando a mostrar sua cara. E isso vai levar as cotações agrícolas para uma verdadeira montanha russa.

Semanalmente, mais precisamente nas segundas-feiras, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga o relatório de plantio das lavouras no Corn Belt (Cinturão produtor). Até o momento, cerca de 12% da área de milho já foi semeada, ante 69% no mesmo período do ano passado. Já a oleaginosa teve apenas 2% plantada. Comparando-se com a mesma época de 2012, esse número é muito baixo, uma vez que 22% já haviam sido plantados.

Ainda longe dos 100% da safra semeada, já que na média histórica de cinco anos 12% da soja e 47% do milho já haviam sido cultivados, o mundo já começa a achar que o estoque do grão poderá se normalizar caso o clima colabore no decorrer do ciclo produtivo. Com isso, as cotações da soja para setembro de 2013 e maio de 2014 não conseguem atingir os 13 dólares o bushel.

Os próximos dez dias indicam chuvas esparsas nas mais diferentes regiões americanas e a temperatura em uma média considerada boa para o bom andamento da planta. Com isso, pode-se observar grande volatilidade, principalmente, no complexo soja da Bolsa norte-americana.

A demanda continua aquecida e a grande valorização do dólar permite uma excelente formação de preço. Assim, com os prêmios nos principais portos do Brasil atraentes, a margem de lucratividade para a oleaginosa torna-se bastante boa. Isso fez com que quase 60% da safra gaúcha já fosse comercializada.

Portanto, prepare seu coração. Um olho no céu dos Estados Unidos e outro nas cotações da Bolsa de Chicago. Cotações essas que passaram a ser um verdadeiro teste para os cardíacos.

João Pedro Corazza
Gerente Comercial de Negócios de Commodities da Agroinvvesti

Postado em 11 maio 2013 08:26 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop