PASSO FUNDO – Mulheres na TI: mercado em ascensão e cada vez mais receptivo

Postado em 13 novembro 2018 06:42 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Com um mercado mais aberto a diferentes pontos de vista, mulheres têm sido destaque na área de Tecnologia da Informação. Você sabia que a programação de computadores iniciou com uma mulher?

Elas ainda são em menor número, mas cada vez mais as mulheres têm conquistado seu espaço dentro do universo da Tecnologia da Informação (TI). Atualmente, as mulheres representam cerca de 26% dos profissionais que atuam nesse mercado. Algumas áreas, como user experience designer e web developer, no entanto, já registraram altas de 60% e 40%, respectivamente, de mulheres, nos últimos anos. De acordo com a presidente da IBM na América Latina, Ana Paula Assis, o espaço ocupado pelas mulheres no setor de informática é promissor. Projeta-se a criação de 1,4 milhão de vagas de emprego nessa área até o ano de 2020.

E exemplos de mulheres que se destacam na área é o que não falta. Inclusive, elas já estavam presentes – e dominavam a área – no início dos estudos. A matemática e escritora inglesa Ada Lovelace é reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina. Seus algoritmos permitiam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Por esse estudo, em 1842, ela foi considerada a primeira programadora da história da humanidade.

Mas não é preciso ir tão longe para conseguir bons exemplos. Um deles vem daqui da Universidade de Passo Fundo (UPF). Egressa do curso de Ciência da Computação, Fabiane Nardon é reconhecida e premiada internacionalmente e está entre as dez mulheres mais influentes do mundo em linguagem de programação Java, segundo a ComputerWorld. Atualmente, é Cientista Chefe da Tail Target, empresa que ajudou a criar, e que tem uma das maiores bases de dados do país.

Na opinião da professora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UPF, Me. Tainara Lucateli Bernardi, cada vez mais a desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho tem reduzido, e a recepção às mulheres na área de TI está mais tranquila. No entanto, as mulheres ainda são minoria e algumas poucas ainda enfrentam algum tipo de preconceito. “A área de TI está em pleno crescimento e é uma das que mais contrata atualmente, mas ainda existem menos oportunidades para as mulheres do que para os homens, tanto na hora da contratação como na hora de uma promoção interna”, explica a professora.

Apesar disso, a professora vê resultados muito mais positivos em empresas que possuem mulheres em suas equipes de trabalho. “Muitas vezes, uma percepção feminina contribui fortemente na resolução de problemas e na definição das melhores opções de novos produtos ou serviços. O empenho e a dedicação das mulheres na busca de conhecimentos faz com que se destaquem no trabalho realizado, contribuindo fortemente com o sucesso da empresa”, ressalta.

Para Tainara, a área de TI está em forte ascensão, o que representa a existência de muitas oportunidades de emprego e grandes possibilidades de atingir o sucesso profissional. Ainda de acordo com ela, muitas são as áreas relacionadas à TI, o que possibilita a realização de diferentes atividades, permitindo que cada profissional busque se aperfeiçoar nas áreas de maior interesse e que se adequem ao seu perfil profissional. “Atualmente, as empresas estão mudando seus conceitos e percebendo que a diversidade entre os profissionais importa muito, pois diferentes vivências e perspectivas olhando para um mesmo problema pode facilitar sua resolução, possibilitando a inovação e o alcance do sucesso com maior facilidade”, concluiu.

Vestibular de Verão UPF
Se você sonha em se destacar dentro da área de Tecnologia da Informação como a professora Tainara e como a Fabiane, a UPF está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão para o ingresso em três cursos na área de TI: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Engenharia de Computação. Além desses, também há outras 55 opções de cursos. As inscrições devem ser feitas pelo site vestibular.upf.br, até segunda-feira, dia 12 de novembro. Estão disponíveis vagas em Passo Fundo e nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. A prova do Vestibular de Verão da UPF será no dia 17 de novembro, às 14 horas.

Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 13 novembro 2018 06:42 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop