PASSO FUNDO – Engenharia Mecânica e suas diversas possibilidades de atuação

Postado em 12 novembro 2018 09:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Universidade de Passo Fundo oferece inscrições para ingresso no curso

A Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia que cuida do projeto, da construção, da análise, da operação e da manutenção de sistemas mecânicos. O engenheiro mecânico tem uma abrangente área de atuação, sendo responsável por projetar e desenvolver motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos para todo tipo de indústria.

O curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Passo Fundo (UPF) promove um excelente envolvimento do corpo discente com as indústrias da região, nas quais atuam tanto como estagiários quanto como funcionários, operando nas áreas técnicas. Além disso, 70% dos egressos estão vinculados a processos de produção industrial mantidos pelos diversos ramos da indústria regional.

De acordo com o coordenador do curso, professor Me. Luiz Fernando Prestes, os acadêmicos encontram um alto índice de empregabilidade. “Não somente em nossa região, mas em todo território nacional, porque há uma demanda por engenheiros mecânicos nas mais diversas áreas de atuação”, explicou.

O campo de atuação de engenheiros mecânicos envolve indústrias alimentícias, moveleiras, metal-mecânicas, agrícolas e de transformação em geral. Os egressos do curso podem atuar como engenheiro projetista, engenheiro de manutenção industrial, de processos de fabricação, de controle de processos, de manufatura, ou ainda como engenheiro hidráulico e pneumático, de refrigeração de ar condicionado e de estruturas metálicas.

Curso na UPF
O curso de Engenharia Mecânica na UPF tem uma estrutura moderna e tecnológica, com laboratórios de última geração, contando com um corpo docente de alto nível técnico e atualizado com a demanda do mercado.

De acordo com Prestes, o curso mantém parceria com indústrias e empresas de toda a região, propiciando aos estudantes estágios e oportunidades de inserção no mercado de trabalho. “Desenvolvemos vários programas que envolvem a teoria com a prática durante a graduação, como por exemplo, o projeto Baja, em que ocorre a construção de um carro off-road; ou o projeto Aero Design, em que os estudantes desenvolvem o projeto e constroem um avião de aeromodelismo. Também temos o projeto Fábrica-Escola, que visa solucionar problemas e demandas das indústrias nas mais diversas áreas de atuação”, destacou Prestes.

Conforme o professor, os estudantes ainda têm a oportunidade de desenvolver projetos junto ao Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque). “Falar sobre o curso de Engenharia Mecânica é motivo de muito orgulho, pois ele fez parte de toda a minha fundamentação, tendo sido importante embasamento teórico na minha formação como engenheiro”, disse em depoimento o egresso do curso, Lucas Arend, que atualmente é diretor de manufatura da empresa Stara.

Vestibular de Verão UPF
A UPF está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão. As inscrições devem ser feitas pelo site vestibular.upf.br, até o dia 12 de novembro. Estão disponíveis vagas em Passo Fundo e nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. A prova do Vestibular de Verão da UPF será no dia 17 de novembro, às 14 horas.

Foto: Gelsoli Casagrande
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 12 novembro 2018 09:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop