AL TO ALEGRE – Produtores alto-alegrenses projetam plantio da soja e produção de trigo

Postado em 12 novembro 2018 06:18 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Os associados Carlos Alberto Vizzotto Gomes, Genito Puhl e Jorge Favetti conversaram com nossa reportagem sobre as perspectivas para safra de soja e qual lavoura plantaram no inverno.

Uma das lavouras do produtor Carlos Alberto Vizzotto Gomes é na comunidade de Santa Lúcia. Com um total de 60 hectares, e uma pequena área destinada a trigo, mesmo com o clima adverso conseguiu colher 65 sacas por hectare. “Quanto à área de soja, cerca de 60% da área já foi cultivada e a tendência é de finalizar até a próxima semana se o tempo permitir”, disse.

Quanto à importância do pacote de troca de insumos por grãos da Cotriel, Carlos disse que faz três anos que o realiza e que tem sido importante na gestão dos custos da planta de soja: “ A gente nunca compra os produtos suficientes na hora, eu planejo com os técnicos na Cotriel e faço o pacote pra toda a lavoura.

O sócio Genito Puhl, produtor associado da Cotriel residente na comunidade de Treze de Maio, disse que em termos de pH até o momento o desempenho é bom mas a produtividade não é tão alta, principalmente devido às geadas registradas na fase de floração.

Quanto ao plantio da soja, a área é a mesma do ano passado. Disse que para o pequeno produtor o pacote de troca de insumos por grãos é muito importante, já se tem a garantia de quanto vai precisar pra fazer a lavoura.

Jorge Favetti, também residente na localidade de Santa Lúcia plantou cerca de 40 hectares de trigo e tem expectativa seria de colher em torno de 60 sacas por hectare, mesmo que a geada e outros fatores, tenham baixado bastante a produção.

Ele disse que a área de soja vai ser a mesma, e que o pacote de troca de grãos por insumos da Cotriel é importante pra se conseguir projetar um custo pra lavoura. “ Esse ano eu não fiz agricultura de precisão, mais alguns anos atrás eu realizei, sempre tentando implantar tecnologias que são possíveis.

Paulo Alexandre Spagnolo técnico agrícola da unidade da Cotriel de Alto Alegre disse que a colheita do trigo está bastante adiantada na região com pH razoável , e produtividade média de 50 sacas por hectare .

Quanto à área de soja, que é de 10 mil hectares 90% das áreas é com o cultivar Ativa, sendo que 50% dos produtores já implantaram a oleaginosa. Quanto ao milho é basicamente utilizado para silagem.

Postado em 12 novembro 2018 06:18 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop