Oito pessoas são presas em operação que investiga grupo empresarial que teria sonegado R$ 180 milhões

Postado em 08 novembro 2018 09:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Polícia Federal prendeu oito pessoas durante operação realizada na manhã desta quarta-feira para combater crimes de lavagem de dinheiro, fraudes e corrupção, supostamente praticados por empresários que atuam no segmento de produção de concreto, extração e comércio de areia e pedra. Foram cumpridos oito mandados de prisão e 37 mandados de busca e apreensão em treze cidades do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina.

A ação contou com a atuação de 150 policiais federais e 16 auditores da Receita Federal do Brasil. As buscas foram cumpridas nas cidades gaúchas de Santa Maria, Porto Alegre, Bagé, Carazinho, Caxias do Sul, Frederico Westphalen, Garibaldi, Maquiné, Panambi, Passo Fundo, Rosário do Sul, São Sebastião do Caí e Três de Maio, e em Camboriú, no estado de Santa Catarina.

O inquérito policial indica que os investigados teriam sonegado tributos e contribuições sociais, desviado patrimônio das suas empresas endividadas e que se encontram em recuperação judicial, e ocultado o proveito dos crimes por meio da criação de empreendimentos de fachada. Durante as buscas foram apreendidos R$ 150 mil em dinheiro e 20 mil dólares na casa de um dos empresários.

São objeto da investigação, 14 empresas controladas por um único grupo estabelecido em Santa Maria. O valor do crédito constituído pela Receita Federal é de aproximadamente 180 milhões de reais. A pedido da Polícia Federal, a 7ª Vara Federal de Porto Alegre decretou a indisponibilidade de um patrimônio inicialmente estimado em 81 milhões de reais.

O Operação intitulada Caementa investiga crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, apropriação indébita previdenciária, omissão de vigência de contrato de trabalho, crimes falimentares, fraude a licitações, extorsão e corrupção.

O nome da operação é uma referência ao termo latino caementa, que significa “pedras pequenas”.
__
Créditos: Rádio Guaíba
Foto: Polícia Federal

Postado em 08 novembro 2018 09:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop