PASSO FUNDO – Muzar disponibiliza on-line coleções do acervo biológico da UPF

Postado em 19 outubro 2018 09:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Comunidade científica e interessados têm acesso on-line aos dados de cerca de 25 mil espécimes registradas nas coleções da UPF ligadas ao Muzar

O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF), realiza a informatização do acervo por meio da Rede speciesLink e do projeto “Segurança e informatização do acervo do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi”. O projeto foi contemplado pelo concurso “Pró-cultura RS FAC dos Museus”, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), por intermédio da Diretoria de Fomento do Governo do Estado, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SEM) e com o Colegiado Setorial dos Museus.

A Rede speciesLink é um sistema distribuído de informação que integra dados primários de coleções científicas. O sistema foi desenvolvido graças ao apoio das instituições Fapesp, GBIF, JRS Foundation, MCTI, CNPq, Finep, RNP e Cria, e, no Muzar, está sendo implantando por meio da assessoria do Centro de Referência em Informação Ambiental (Cria). O Cria é uma associação civil, sem fins lucrativos, que aspira disseminar o conhecimento científico e tecnológico promovendo a educação, visando à conservação e à utilização sustentável dos recursos naturais e a formação da cidadania, e é o responsável pelo desenvolvimento e pela manutenção da rede speciesLink.

O acervo do Muzar já está disponível no speciesLink e pode ser acessado pelos interessados, no endereço http://splink.cria.org.br/. Os itens unem-se a, aproximadamente, 500 coleções biológicas e a 10 milhões de outros itens. O Rio Grande do Sul conta com 8.54% das informações disponibilizadas nesse portal, ocupando a quarta colocação. Os primeiros colocados nesse rol são o Paraná, com 11,26%, o exterior, com 13,37%, e o estado de São Paulo, com 21,92% dos itens. Todos os estados brasileiros estão conectados com alguma coleção representativa da flora e da fauna, da magnífica biodiversidade de nosso país. Assim, a comunidade científica e interessados poderão ter acesso on-line aos dados de aproximadamente 25 mil espécimes registradas nas coleções da UPF ligadas ao Muzar.

Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 19 outubro 2018 09:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop