PASSO FUNDO – Polícia investiga grupo de WhatsApp que divulgava ações da BM no Município

Postado em 18 outubro 2018 09:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Participantes também ofendiam policiais e ameaçavam responder às ações da polícia no Bairro Zachia

A Polícia Civil de Passo Fundo investiga um grupo do aplicativo de mensagens WhatsApp. Em dois áudios que chegaram aos órgãos de segurança – e que seria de um grupo de notícias do município – são avisadas ações da Brigada Militar no Bairro José Alexandre Zachia, em Passo Fundo.

Também são feitas ameaças e proferidas ofensas aos policiais. Nos áudios, os indivíduos se referem aos PMs como “vermes”.

Os dois áudios têm, juntos, cerca de três minutos de duração. É possível identificar pelo menos cinco vozes de homens que repassam informações sobre a localização dos PMs, ações policiais e também são feitas ameaças do uso de “miguelitos” [ferros retorcidos utilizados para furar pneus] como resposta à presença da BM no bairro.

“Estão passeando por aí os vermes”, disse um dos homens ao relatar ter avistado uma viatura da BM. Na sequência, um dos homens questiona sobre uma foto que seria de uma blitz na região. Ele pergunta em qual rua foi feita a foto: “Para que lado estão esses vermes”, questiona.

Outro indivíduo diz que os componentes do grupo devem ajudar uns aos outros sobre o trabalho da BM: “Não queremos nada contra eles e nem nada a favor. Só queremos andar em paz na rua. Um irmão tem que informar o outro”, diz o indivíduo.

Em um trecho, a conversa chega a uma possível reação deles frente às ações dos policiais no Zachia. “Vamos ter que comprar os miguelitos […] para o bagulho ficar louco de verdade. Eles [PMs] tomam um prejuízo nos pneus e param de encher o saco, andar por aí tentiando [sic]”, diz um dos componentes do grupo. Outro apoia: “Vamos fazer uma vaquinha, vamos mandar fazer uns miguelitos.”

Investigação e ações no Zachia
Conforme o comandante do 3ºRPMon, tenente-coronel Volnei Ceolin, a BM teve acesso aos materiais há duas semanas. Segundo ele, eles foram encaminhados à PC para investigação. “Nós intensificamos as operações no Bairro Zachia. Não há por que temermos esse tipo de ameaça, não nos atinge”, disse.

O comandante afirma que as ações desempenhadas pela Brigada Militar em Passo Fundo neste ano, como abordagens e prisões de mais de 300 foragidos, sejam causas desse tipo de ameaça.

No entanto, ele afirma que o trabalho seguirá o mesmo. “Continuaremos com as ações para levar segurança à comunidade de lá. As operações, as barreiras, incomodam algumas pessoas, mas é em benefício da sociedade”, pontuou.
Segundo o delegado regional da Polícia Civil, Adroaldo Schenckel, o trabalho de investigação está no início e ele não pode divulgar detalhes sobre o inquérito neste momento.

Neste ano, no Estado, pessoas que divulgam as ações dos órgãos de segurança já foram indiciadas pelo crime de atentar contra a segurança, que é previsto no artigo 265 do Código Penal.

Diário da Manhã

Postado em 18 outubro 2018 09:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop