LAGOA DOS TRÊS CANTOS – Vacinação contra a febre aftosa

Postado em 07 maio 2013 08:56 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por vírus de rápida multiplicação. O animal infectado apresenta feridas na boca, nos lábios, nas tetas e nos cascos. Os bichos também se afastam do rebanho, babam, não comem e não bebem água. A campanha contra febre aftosa tem duas etapas, sendo que nesta primeira etapa da campanha de vacinação tem como slogan “A saúde do rebanho também depende de você”, com objetivo conscientizar os produtores e proprietários de animais sobre a importância da vacina. A expectativa do Governo do Estado é imunizar 13,3 milhões de cabeças de gado bovino e bubalino no Rio Grande do Sul. A segunda etapa de vacinação ocorrerá no mês de novembro.

Nesta primeira etapa da campanha, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) vai doar mais de 5 milhões de doses aos produtores que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou na Lei da Pecuária Familiar e que tenham rebanhos de até 100 cabeças por grupo familiar. Considerado livre da febre aftosa com vacinação, o RS é o único estado que faz esta doação. Os produtores três-cantenses que não se enquadrarem no Pronaf irão receber gratuitamente as doses para vacinação da Secretaria da Agricultura e da Administração Municipal para que todo o rebanho de Lagoa dos Três Cantos seja vacinado.

O roteiro para retirada das vacinas no município é o seguinte: Segunda-Feira (06) Linha Glória, Linha Santana e Linha Guaiana; Terça-Feira (07) Linha Kronenthal e Linha São Paulo; Quarta-Feira (08) Boa Vista do Guilherme, Linha Mantiqueira e Vila Seca; Quinta-Feira (09) Linha Colorado e Linha Etelvina; Sexta-Feira (10) Linha Ojeriza, Linha Vitória e Linha Cinco Irmãos.

A vacinação é feita pelo próprio produtor que para fazer a retirada das vacinas o deve trazer uma caixa de isopor com gelo para conservar as doses. Os produtores que não vacinarem ou não apresentarem sua classificação de rebanho vacinado em até cinco dias úteis após o encerramento do período de vacinação, serão multados. Após a campanha a Inspetoria Veterinária poderá fazer visitas e vistoriar se a vacinação foi mesmo realizada para garantir o cumprimento da meta da campanha e multar o produtor que retirar as doses e não realizar a vacinação.

A Secretaria de Agricultura de Lagoa dos Três Cantos ainda reforça que os produtores têm até o final de Maio para realizarem o recadastramento de seu rebanho junto a Secretaria.

(Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Lagoa dos Três Cantos)

Postado em 07 maio 2013 08:56 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop