NÃO-ME-TOQUE – SMS realiza exames preventivos no primeiro sábado do Outubro Rosa

Programação do Outubro Rosa estende-se durante todo mês com exames preventivos, esclarecimento de dúvidas e atenção à saúde da mulher!

O primeiro fim de semana da campanha do Outubro Rosa foi marcado com a realização de exames preventivos na unidade de Saúde Central. Durante toda manhã profissionais da Secretaria realizaram exames preventivos e tiraram duvidas das mulheres.

Neste primeiro fim de semana de exames, a ação foi feita em parceria com empresas do Município que convidaram suas funcionárias a participar.

O Secretário Marco Costa enfatiza que, além da mamografia, existem outros exames que não podem faltar no check-up das mulheres. “O autoconhecimento é a primeira precaução. Prestar atenção nos sinais que o corpo emite com o aparecimento de secreções, dores, nódulos ou qualquer outra alteração. A mulher deve procurar seu ginecologista, tirar dúvidas e claro, realizar exames periódicos para a prevenção da sua saúde e bem-estar”.

Nos próximos sábados, dia 20 e 27 de Outubro a Secretaria estará realizando novamente os exames preventivos na Unidade de Saúde Central durante toda manhã. Os exames são gratuitos e abertos ao público.

O Secretário lembra ainda que todas as unidades de saúde estão à disposição das mulheres para tirar suas dúvidas e realizar exames e reforça a importância do Exame de Toque, que pode ser feito pela própria mulher e muitas fezes ajuda a identificar um possível nódulo.

Mas, você sabe como fazer o autoexame? Recomenda-se que ele seja feito após sete dias do início da menstruação. Confira abaixo três maneiras de fazê-lo!
- Aproveite a hora do banho, já que as mãos deslizam melhor sobre a pele se ela estiver molhada. Com a mão aberta, coloque os dedos indicador, médio e anelar sobre a mama e faça movimentos circulares por ela. A mão esquerda deve analisar a mama direita e vice-versa.
- Na frente do espelho, analise com cuidado as mamas com os braços abaixados ao longo do corpo. Depois, levante-os, colocando sobre a cabeça. Observe se aparece alguma mudança no contorno da tez das mamas ou no bico.
- Deite de costas sobre um travesseiro ou almofada e coloque a mão direita atrás da cabeça. Com os dedos da esquerda, pressione levemente a pele da mama direita, sempre fazendo movimentos circulares. Agora, repita na outra mama.

Jaques Petry – Assessoria de Comunicação Prefeitura de Não-Me-Toque