VICTOR GRAEFF – Secretaria de Saúde trabalha a prevenção do câncer de mama

Postado em 06 outubro 2018 07:13 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Atividades são alusivas ao Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social continua o seu trabalho de prevenção. A partir desta semana os profissionais da saúde abordam sobre a prevenção ao câncer de mama, alusiva a campanha do Outubro Rosa.

Dentre os trabalhos realizados já realizados estão conversas e reflexões na UBS e no Padu, nos grupos sala de espera, onde os pacientes recebem orientações com as enfermeiras e técnicas de enfermagem.

O tema “Outubro Rosa” também esteve presente no dia 01º, com uma palestra sobre DSTs com os estudantes do município.

No dia 03, durante a abertura da Mostra de Trabalhos do CRAS, a campanha foi aberta oficialmente, com o depoimento da victorense Eliane Soletti, que já lutou contra um câncer de mama e expos como é a vida após enfrentar a doença.

No dia 15, todas as mulheres victorenses estão convidadas a participar da palestra “ Vencendo a batalha contra o câncer”, com a turismóloga Caroline Lopes de Borba, que será realizada no Centro de Eventos Municipal, a partir das 13h30min.

A Secretaria de Saúde ainda trabalha em um evento surpresa, que deve ser realizado após o dia 15 na Mais Bela Praça.

Prevenção
O foco do Outubro Rosa é a prevenção ao câncer de mama, com isso a Secretaria de Saúde, não mede esforços para este trabalho de orientação e diagnóstico.

A Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Simone Lammel, salienta que o foco é este, em uma abordagem com orientações e exames, dando significância a campanha.

Para isso a pasta preparou nos dias 20 e 27 de outubro, duas manhãs para a realização de exames preventivos na Unidade Básica de Saúde do Centro, para atender as mulheres do município que não tem disponibilidade de ir à UBS durante a semana. Os exames devem ser agendados previamente.

Ainda no dia 20 de outubro e no dia 10 de novembro, a Secretaria vai disponibilizar um carro para levar mulheres interessadas a fazer a mamografia em Passo Fundo. Esses exames e a vaga no carro devem ser agendados previamente.

O câncer de mama e o Outubro Rosa
Para se ter ideia, de acordo com dados do Ministério da Saúde todo dia 32 mulheres morrem em decorrência do Câncer de Mama no Brasil. Grande parte dos óbitos ocorrem por falta de informação, já que poderia ter diagnosticado precocemente o tumor realizando a mamografia, aumentando assim as chances de cura.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada anualmente no mês de outubro. O movimento teve início em 1990 e tem como objetivo mobilizar a sociedade sobre a importância do exame preventivo de câncer de mama. O nome da campanha remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama.

Postado em 06 outubro 2018 07:13 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop