PASSO FUNDO – RUF coloca a UPF entre as melhores instituições privadas do estado

Postado em 03 outubro 2018 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Os cursos de Agronomia e de Medicina Veterinária aparecem em primeiro lugar, como os melhores entre os oferecidos nas instituições privadas do RS

A Universidade de Passo Fundo (UPF) figura mais uma vez entre as melhores instituições de ensino superior (IES) do estado do Rio Grande do Sul, segundo os dados apontados no Ranking Universitário da Folha (RUF 2018). O ranking é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012, que classifica universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. Em 2018, foram avaliados 40 cursos e 196 universidades.

Os números do RUF colocam a UPF na quarta colocação no rol das melhores IES do estado, entre as instituições privadas. Entre todas as instituições, públicas e privadas, a UPF assume a 11ª posição no Rio Grande do Sul. No contexto nacional, a maior universidade do norte gaúcho figura na 71ª colocação entre públicas e privadas do país.

O resultado obtido pela UPF no RUF é revelador de um importante indicador de qualidade. Para o vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, o RUF tem uma metodologia própria, baseada em avaliações internacionais, que considera a opinião do mercado de trabalho e dos acadêmicos, além de elementos associados à pesquisa e à inovação, buscando mensurar, por um lado, a qualidade do ensino, considerando a titulação dos professores, a nota da graduação no Enade, a proporção de professores em regime de dedicação integral e parcial e, por outro, o grau de internacionalização das universidades, analisando desde o percentual de artigos publicados em colaboração internacional, até a quantidade de citações internacionais. “Acredito que a avaliação do RUF é importante para que possamos, como Universidade, nos conhecer melhor, nos comparar com outras IES, tendo a oportunidade de, se necessário, refazer o caminho e ajustar o que precisa ser ajustado. Acredito que o ranking serve de critério, principalmente para os estudantes, que precisam escolher e, na maioria das vezes, dispendem de poucos recursos para avaliar e definir, dentre tantas possibilidades, um curso superior e, consequentemente, uma universidade de qualidade”, ressalta Casagranda.

Cursos
Dentre as graduações avaliadas, na UPF, os cursos de Agronomia e de Medicina Veterinária aparecem em primeiro lugar, como os melhores cursos oferecidos pelas instituições privadas do estado. Agronomia, além de figurar entre os melhores do Rio Grande do Sul, ocupa a 8ª posição no ranking nacional, entre todas as IES privadas do Brasil.

Outros destaques entre as IES privadas do estado são: os cursos de Geografia, Pedagogia, Psicologia e Química, em terceiro lugar; os cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Física, História, Matemática e Medicina, na quarta posição; e os cursos de Enfermagem, Engenharia da Produção, Filosofia e Odontologia na quinta colocação.

Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 03 outubro 2018 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop