SELBACH – Resumo da última sessão da Câmara de Vereadores –24.09.2018

Postado em 27 setembro 2018 16:25 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Câmara Municipal de Vereadores esteve reunida no dia 24 de setembro de 2018, onde os Edis apreciaram as seguintes matérias:

PROPOSIÇÃO
VEREADOR CLAUDINHO ALVES (PP): Requer que o poder executivo municipal estude a viabilidade de alterar o inciso III da Lei Municipal nº 2.681/2009 que dispõe sobre o estatuto dos servidores públicos do município de Selbach. APROVADO POR UNANIMIDADE DE VOTOS

PROJETO
PROJETO DE LEI MUNICIPAL N.º 036/2018: Prorroga o prazo de entrega da lei de diretrizes orçamentárias para o exercício de 2019. APROVADO POR UNANIMIDADE DE VOTOS

EXPLICAÇÕES PESSOAIS:
VEREADORA DÓRIS SCHNEIDER (MDB): Neste 22 de setembro, nosso município completou 53 anos de criação e hoje nada mais justo do que parabenizar nosso querido povo selbachense. Gente honesta, guerreira e batalhadora, que com seu trabalho constrói o desenvolvimento do município e não mede esforços na busca do crescimento e de melhores dias para o nosso município. Desejo que cada munícipe seja um ponto de partida e apoio na construção de uma Selbach melhor, onde os valores sólidos ajudem a preparar as crianças e jovens para o processo contínuo de transformação e crescimento.
Precisamos semear ações e colher conquistas, demonstrando que somos nós quem fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma Selbach mais justa e cidadã. Parabéns a todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo para o crescimento de nosso município, buscando novos projetos, aceitando desafios, não perdendo de vista os anseios da comunidade, mostrando que não existe fronteiras ou limites para alcançarmos nossos objetivos. Existem barreiras e desafios que podem ser transpostos se for vontade do povo.
É com orgulho de ser selbachense que deixo minha mensagem de esperança e agradecimento a todos os cidadãos. Tenho muito carinho e respeito pelo povo desse município, homens e mulheres, que com suas mãos sabem valorizar o fruto da terra. Temos o compromisso de trabalhar em benefício da coletividade e do crescimento de Selbach, defendendo e lutando pelos interesses da população. Salve ó Selbach cidade querida. Obrigada!

VEREADORA TERESINHA BRAUN (PP): Gostaria de falar hoje sobre o campeonato municipal de Selbach, o pessoal da comunidade de Bela Vista, principalmente do Corinthians, vieram me procurar, para que se fizesse uma homenagem ao Bugorni, ele era o atual tesoureiro do Corinthians e era uma pessoa que se dedicava bastante ao esporte, principalmente ao Corinthians. Que o setor de obras desse uma olhada na estrada entre o Vanderlei Eckert e o Honório Kuhn, passei por ali, e na subida está faltando cascalho, que descem uma atenção, pois ali passa o transporte escolar.

VEREADOR CLAUDINHO ALVES (PP): Quero dar uma ênfase no projeto 036/2018 que prorroga o prazo de entrega da lei de diretrizes orçamentarias do exercício de 2019, por ter uma grande importância, por definir metas e prioridades, pedidos que a administração convoque lideranças de cada comunidade, movimentos sociais, membros de associações, para terem participação na elaboração da LDO dentro dos prazos previstos aqui na sessão, seria muito importante a participação das lideranças, uma vez que se convoca o povo, talvez o povo não vem e as principais lideranças não compareçam. As lideranças sabem as necessidades e prioridades de cada comunidade, interior ou cidade. Seria interessante que fossem convocadas essas pessoas para junto ter participação, transparência e desenvolvimento para nossa comunidade. A proposição que ficou em mesa desse vereador e foi aprovada hoje, que altera o inciso III da Lei Municipal nº 2.681/2009, ajudará os funcionários a terem mais prazo para resolverem seus problemas e necessidades, que passa de três dias consecutivos para então três dias uteis, e também foi acrescido um dia no caso de falecimento de avós. Quero também parabenizar, 20 de setembro dia do Gaúcho, os CTG de nossa cidade e seus segmentos em nosso município. E também pelo 22 de setembro, instalação do nosso município, parabenizamos o nosso município e toda a comunidade. Obrigado!

VEREADOR MICHAEL KUHN (PP): Primeiramente parabenizar a Selbach pelos seus 53 anos de emancipação político administrativa, meu reconhecimento a todos que ajudaram a construir o nosso município e alcançar o grau de desenvolvimento que vivemos hoje, e assim o desafio para nós atuais legisladores é fiscalizar, buscar recursos e ajudarmos a achar saídas para as dificuldades atuais do setor público. Agradeço ao executivo ao atender o meu pedido de informação referente ao trabalho do setor de obras, precisamos em primeiro lugar termos números dos serviços que já foram prestados para assim fazer um comparativo da estrutura disponível com a demanda, eu acredito que é o primeiro passo para melhorarmos o trabalho do setor de obras. Outra questão que quero colocar, já estamos perto do final do ano, com isso começa a preocupação do fechamento das contas, e é importante colocar, que hoje em torno de 47% do orçamento está comprometido com a folha de pagamento, e um simples calculo mostra que ao menos uma redução de 5 ou 6% reduziria um valor mensal aproximadamente de R$ 25 mil, gerando um montante de R$ 300 mil ano, acredito que seria possível reduzir a folha e quem sabe chegar ao fim do ano com o caixa mais equilibrado ou quem sabe com recursos próprios fazer mais melhorias para o município. Para finalizar dizer que neste momento festivo, como líder dos progressistas, vamos continuar nos dois anos de mandato que nos restam um trabalho empenhado na busca de recursos federais, não esquecendo demandas como a comunidade muito nos pedem, um exemplo o caminhodromo, a infraestrutura do bairro Santa Fé, demanda para o distrito de Arroio Grande e outras questões que vamos defender em prol de Selbach. Até uma próxima oportunidade.

VEREADOR MÁRCIO SEIBEL (MDB): Quero agradecer ao Daer por atender a minha solicitação a operação tapa buracos na VRS 402, com certeza é de grande valia, pois a prevenção é ainda a melhor solução, e com esta operação se preveniu muitos acidentes. Também gostaria que mandassem um oficio, pode ser até em nome da Câmara de Vereadores, para o patrão do CTG e membros pela passagem do dia do gaúcho e pela bela organização da semana farroupilha. Muito obrigado!

VEREADOR ARLEI WILLIG (MDB): Gostaria também de parabenizar hoje nossa querida cidade de Selbach, 53 anos de emancipação, que foram pessoas que lutaram e foram construindo, todos com uma ideia, e hoje está uma bela cidade, tendo líderes que sempre deixaram seu legado aqui na cidade. Também parabenizar ao CTG Estância do Imigrante pela bela semana farroupilha que organizaram e assim também parabenizar o novo patrão, o Marcos Freiberg, hoje em dia não é fácil alguém querer assumir uma entidade, pois se faz um trabalho voluntario e é mais fácil receber críticas do que elogios, parabenizar essas pessoas que sempre assumem este compromisso. Muito obrigado!

VEREADOR MATHEUS HUPPES (MDB): Sobre a questão que o vereador Michael questionou sobre recursos e emendas federais, acredito que nós vereadores, tanto da legislação passada e da atual, estamos de parabéns, pois se somarmos todas as verbas federais que conseguimos, ambas as bancadas, veremos que é um número bem expressivo, quero parabenizar cada um de nós vereadores, por irmos atrás e conseguirmos essas emendas junto ao poder executivo também. Na questão das obras, nós sabemos da questão salarial, onde temos e vemos uma certa dificuldade, posso dizer que temos que juntar forças e falar com o poder executivo sobre a questão de investirmos um pouco na questão de maquinários, como já foi colocado uma vez da máquina de varrer rua, onde se pode fazer mais em menos tempo beneficiando a população. Sobre o 20 de setembro, o CTG Estância do Imigrante está de parabéns, sabemos do belo trabalho que todos os patrões sempre fizeram, por último agora a patroa Marisa, que com sua equipe conseguiu levar mais um ano o CTG Estância do Imigrante ao topo, e agora numa nova patronagem com o patrão Marcos Freiberg e toda a sua equipe não será diferente. E sobre o dia 22 de setembro, aniversário dos 53 anos, sabemos que nos preocupamos com a população e essa preocupação que nós temos sobre o hospital regional da 9ª Coordenadoria, hospital de Cruz Alta, o hospital passa por dificuldades financeiras, a um ano atrás eu e colegas vereadores fomos a Brasília, onde houve uma reunião com diretores do hospital para vermos o que poderia ser feito para que ele continuasse atuando na região, passando um ano, hoje continua ou aumentou as dificuldades financeiras desse hospital e teve um acordo da 9ª Coordenadoria com os municípios que ocupam o hospital, que será repassada mensalmente uma verba ao hospital, vendo isso a preocupação de nós vereadores e do executivo, se fechar já estamos vendo algo para que Selbach passe a pertencer a 6ª Coordenadoria que seria Passo Fundo, para que se pôr infelicidade acontecer não sejamos encaminhados a Santa Maria ou Ijuí ou ainda Três de Maio, que acaba sendo um deslocamento maior. Parabéns Selbach pelos 53 anos.

 

Postado em 27 setembro 2018 16:25 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop