PASSO FUNDO – UPF promove reflexão com atividades em Dia Mundial Sem Carro

Postado em 21 setembro 2018 06:41 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Oficinas, trilha ecológica e compartilhamento de bicicletas integram a programação do evento promovido pela Universidade de Passo Fundo

Promover a reflexão sobre o meio ambiente, a qualidade de vida e a mobilidade urbana é objetivo das atividades que marcam o Dia Mundial Sem Carro. A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) e da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), realiza, a partir das 12h deste sábado (22), atividades que marcam a data.

A programação conta com diversas atividades, como Desafio intermodal kids, oficina Aprendendo a usar a ciclovia, Caminhada ecológica, Trilha de bike, Oficina prática de vivências de acessibilidade, entre outras. De acordo com a coordenadora do evento, professora Me. Eliara Riasyk Porto, próximo ao prédio do Direito, será montada uma estrutura para praça de alimentação, onde estarão presentes food trucks. “O evento tem uma importância muito grande em relação à reflexão sobre o uso excessivo do veículo nos nossos movimentos diários. Tem muitas atividades que a gente poderia fazer a pé ou com outro modo de transporte, e, por hábito, costumamos pegar sempre o carro. Então, trazemos essa discussão, ponderando que podemos nos deslocar de outras formas, não recorrendo somente ao veículo individual”, explicou.

A comunidade poderá desfrutar de bons momentos em bancos feitos com paletes, além disso, estarão disponíveis bicicletas para compartilhamento. “Teremos uma rota ciclística com uma pegada ecológica, em uma área maior do Campus. Se as pessoas puderem vir de bicicleta, vai ser ótimo, mas para quem não puder, vamos ter bicicletas para compartilhamento, emprestadas por empresas parceiras para que as pessoas que não têm bicicleta também possam participar das atividades”, contou.

O evento conta com o apoio do Escritório Escola da Engenharia Civil da UPF (ESEEC), do Serviço de Atenção ao Estudante (Saes/UPF), do Núcleo de Educação da Secretaria de Segurança Pública de Passo Fundo, da Gigante Bike, da Bike Tour, da Black Box Street Foods, da La Fame Piadina e do Ventos do Sul Bike Team.

Confira a programação completa:

Desafio Intermodal Kids
O que é: Atividade recreativa voltada às crianças, que farão uma pequena competição entre os diferentes modos de transporte. Haverá distribuição de brindes da Bike Tour.
Como participar: As crianças que quiserem participar devem chegar no local identificado com seus meios de transporte, como bicicletas, motocas, patins, patinetes, skates, ou mesmo a pé.
Horário: Haverá quatro momentos do desafio, a partir das 14h.

Caminhada Ecológica
O que é: Atividade envolve uma caminhada pelas áreas verdes do Campus I, guiada pelos professores e alunos do curso de Educação Física. Qualquer um pode participar!
Como participar: Basta estar no local identificado nos horários indicados. Recomenda-se usar roupas confortáveis, repelente e protetor solar.
Horário: Saídas agendadas para as 15h e as 17h, com duração de aproximadamente 1 hora cada.

Oficina como usar a Ciclovia
O que é: Ativistas de bike estarão fazendo orientações de como circular com segurança em ciclovias e espaços compartilhados.
Como participar: O grupo estará à disposição em frente aos prédios do Direito e do UPF Parque.
Horário: Durante todo o evento.

Trilha de Bike
O que é: Uma trilha de ciclismo pelas áreas verdes do campus guiada por professores e alunos do curso de Educação Física. Qualquer um com condições físicas adequadas pode participar!
Como participar: Basta estar no local identificado nos horários indicados, com bicicleta própria. Recomenda-se usar roupas confortáveis, repelente e protetor solar.
Horário: Saídas agendadas para as 14h e as 16h, com duração de aproximadamente 1 hora cada.

Oficina de Manutenção de Bike
O que é: No stand da Gigante Bike, um mecânico de bicicletas estará disponível durante o horário do evento para tirar dúvidas sobre manutenção de bicicletas.
Como participar: Basta ir até o local identificado e conversar com o mecânico sobre as dúvidas.
Horário: Durante todo o evento.

Oficina Vivências de Acessibilidade
O que é: Atividade que será promovida pelo Serviço de Atenção ao Estudante (Saes/UPF). Com o uso de vendas, pesos e cadeiras de rodas, será proposto às pessoas uma experiência de se pôr no lugar de pessoas com dificuldades de locomoção, a fim de praticar a empatia.
Como participar: Basta ir até o local identificado.
Horário: Durante todo o evento.

Escolinha de Trânsito
O que é: Atividade voltada para as crianças, promovida pelo Núcleo de Educação da Secretaria de Segurança Pública de Passo Fundo. São realizadas ações práticas de educação no trânsito.
Como participar: Basta ir até o local identificado.
Horário: Durante todo o evento.

Compartilhamento de bicicletas
O que é: A Gigante Bike estará disponibilizando bicicletas para utilização nas ruas do campus e também como opção para os deslocamentos para o local do evento.
Como participar: Basta ir até uma estação de compartilhamento identificada com documento com foto para retirar a bicicleta. Estação 1 – Agronomia; Estação 2 – próximo ao Centro de Eventos; Estação 3 – junto ao stand da Gigante Bike.
Horário: Durante todo o evento

Praça de Alimentação
O que é: Espaço destinado a estar e a refeições. Haverá a presença de food trucks e móveis feitos de pallets.
Como participar: Basta ir até o local e usufruir do espaço disponibilizado. Recomenda-se trazer chimarrão e água.
Horário: Durante todo o evento.

Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 21 setembro 2018 06:41 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop