PASSO FUNDO – Encontro Estadual chama atenção para suicídios na infância e na adolescência

Postado em 18 setembro 2018 15:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Ainda sobre o Setembro Amarelo, um dado que vem preocupando as entidades que trabalham com a valorização da vida e com a saúde é em relação ao suicídio na infância e na adolescência. De 2002 a 2012 a taxa de suicídio de crianças e adolescentes no Brasil aumentou 46%. Nos últimos anos a faixa etária de maior risco é entre 12 a 17 anos.

O índice foi tema de um dos painéis do Encontro Estadual de Prevenção ao Suicídio, promovido pela União Municipal Espírita, no último sábado (15). A atividade foi realizada no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Falando na Uirapuru, o palestrante e pediatra César Geremia, de Porto Alegre, destacou os fatores que podem ter contribuído para o aumento de casos nesta faixa etária. Salientou a miséria, locais onde há violência de qualquer ordem, como tráfico, abandono, transtorno mental classificatório, famílias desarticuladas e a falta de valores culturais e universais.

Geremia frisou que a principal dica para os pais é que escutem os seus filhos. Prestem atenção ao que eles estão comunicando, muitas vezes com silêncio, com isolamento, atrasos e até mesmo ausência nas aulas, perda de interesse em atividades esportivas e na convivência com os colegas.

Outro alerta é para o volume de horas comprometidas com atividades isoladas, a exemplo das mídias sociais Whatsapp e Facebook. O doutor salientou que a interação social é um meio rico que fermenta a saúde psíquica e que faz com que cresçamos.

Rádio Uirapuru

Postado em 18 setembro 2018 15:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop