EXPOINTER – Oportunidades de profissionalização para agricultores são divulgadas pela Emater/RS-Ascar

Postado em 11 setembro 2018 09:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Com oito Centros de Treinamento de Agricultores no Estado, 32 cursos em diferentes áreas e 170 técnicos atuando como instrutores, a Emater/RS-Ascar capacita, em média, mais de duas mil pessoas por ano. No espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer 2018, o visitante teve a oportunidade de conhecer sobre os cursos ofertados. Dois destes ganharam destaque na feira este ano, o manejo de equinos e o trabalho com melhoramento genético de bovinos de leite, cursos exclusivos do Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam).

Ambos os cursos têm duração de 24 horas, com aulas teórico-práticas, sendo que o mais recente é o de manejo de equinos, que está no segundo ano. Conforme a médica veterinária da Emater/RS-Ascar, Sabine Kasinger, o curso de manejo de equinos trabalha as temáticas básicas, abordando principalmente a questão do comportamento do cavalo e a relação com o homem, além de tratar de aspectos relacionados à sanidade, alimentação, reprodução e instalações, entre outros. Sabine ressalta que, historicamente, a vida do pecuarista sempre esteve intimamente ligada ao cavalo, seja para o transporte, o trabalho ou para o lazer, este, inclusive para o público urbano. A próxima capacitação acontecerá no período de 05 a 07 de dezembro.

Melhoramento genético em bovinos de leite é outro curso divulgado na Expointer. De acordo com a veterinária, o curso possui um conteúdo que possibilita que o produtor se apodere de ferramentas na escolha do sêmen, a partir do entendimento das características que precisa escolher para melhorar o seu rebanho, não ficando à mercê do preço, de vendedores ou inseminadores. Segundo Sabine, esse curso é fundamental para quem fez o curso básico de inseminação e permite, principalmente aos produtores de leite, incrementar muito a produção, trabalhando só na genética. A próxima capacitação ocorrerá no período de 07 a 09 de novembro.

Conforme o coordenador estadual dos Centros de Treinamento da Emater/RS-Ascar, José Enoir Daniel, um diferencial dos cursos oferecidos é que eles possibilitam aos agricultores aprender a fazer na prática, sendo que 50% a 90% das aulas são práticas (ex: agroindústria). Outro diferencial é que após os cursos os agricultores são acompanhados pelas equipes dos Escritórios Municipais, tendo assistência pós-curso. Daniel explica que a Emater/RS-Ascar não cobra pelos cursos (hora técnica), os participantes pagam apenas as despesas de alimentação e hospedagem. Além disso, até 80% desse valor pode ser custeado pela Sicredi aos seus associados, variando conforme a região.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas nos Escritórios Municipais ou no site da Emater/RS-Ascar.

Foto: Rogério Fernandes – Emater/RS-Ascar
Rejane Paludo – Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expointer

Postado em 11 setembro 2018 09:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop