EXPOINTER – Emater/RS-Ascar fortalece atuação no campo e na cidade

Postado em 10 setembro 2018 10:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Mais de 300 excursões de agricultores visitaram a Expointer e, grande parte destes, o espaço da Emater/RS-Ascar, localizado ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar. “Foi um trabalho valioso feito por nossos extensionistas, que acompanharam os grupos e que ficaram na parte externa do Parque (de Exposições Assis Brasil, em Esteio), recebendo as excursões e indicando nosso espaço para visitação”, avalia o coordenador da Emater/RS-Ascar na Expointer, Ademir Santin, ao calcular que mais de 12 mil pessoas percorreram as temáticas apresentadas pela Instituição na quarta e quinta-feira (29 e 30/08), tradicionais dias de visita de agricultores à Feira.

A 41ª Expointer encerra neste domingo (02/09) e a participação da Emater/RS-Ascar se consolida, em especial pela inauguração da Casa Institucional, um espaço para audiências e reuniões, como a ocorrida nesta manhã, entre o presidente da Emater/RS, Iberê de Mesquita Orsi, e o coordenador regional da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) em Bagé, Julio Cézar Vinholes Pintos, engenheiro agrônomo e ex-extensionista da Emater/RS-Ascar na região da Campanha na década de 80. “Defendo a bandeira da produção, valorizo o produtor e tenho a Emater como referência em todos os municípios para onde vou”, avalia Pintos, elogiando a diversidade encontrada no espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer e o Pavilhão da Agricultura Familiar, “um sucesso”, afirma.

Para o presidente Orsi, a Expointer é fundamental para integrar todas as entidades promotoras. “Foi a Expointer da interação”, diza, ao destacar, durante solenidade de inauguração da Casa Institucional (dia 29/08), a declaração do prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, de tornar pedagógico o espaço da Emater/RS-Ascar, mostrando para o público urbano o que faz o agricultor. “Iniciamos as discussões e vamos definir que estações temáticas ficarão em definitivo neste nosso espaço, para que se transformem em unidades didáticas também para o público urbano”, explica Orsi.

“Esta Expointer é para nós muito especial, pois inauguramos a Casa Institucional, que tem um simbolismo importante para a Extensão Rural e Social prestada pela Emater, pois pereniza nossas ações”, afirma o presidente Orsi. Segundo ele, a Emater/RS-Ascar plantou uma estrutura definitiva dentro do Parque, em Esteio.

A Casa Institucional também é elogiada pelos extensionistas e visitantes, favorecendo à Diretoria atender a representantes de entidades parcerias, prefeitos e secretários, oportunizando, por exemplo, o lançamento de feiras, festas e exposições, como o turismo educacional do campo, de Ivoti, o Dia de Campo de Tecnologias para Produção Olerícola, que será realizado no próximo dia 26, em Maquiné, e o programa de turismo de Mampituba, que aconteceram neste novo espaço.

“Muitos municípios vieram agradecer e fortalecer a parceria, manifestando o interesse em disponibilizar mais cotas para ampliar o atendimento técnico e social, empoderando ainda mais a Emater”, destaca o coordenador Santin.

Sobre as temáticas apresentadas, que reproduzem as ações desenvolvidas no Estado, “todas culminam com o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar”, diz Santin, considerado um importante indicador dos riscos e possibilidades da viabilidade da produção agropecuária gaúcha para cada propriedade atendida pela Emater/RS-Ascar. “O Programa de Gestão sinaliza as tendências de mercado e orienta sobre as tecnologias disponíveis para que o agricultor produza de forma consciente e que sua produção gere renda à família”, observa o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar na região de Porto Alegre, Luis Bohn.

Santin complementa destacando a importância das temáticas para o público urbano, em especial as hortas para pequenos espaços, “mostrando para essas pessoas como é produzido o alimento e ressaltando as interferências, por exemplo do clima, o aproveitamento integral dos alimentos, através da Cozinha Didática, e o associativismo ou cooperativismo, inclusive para a organização da logística dessa produção”, observa.

No espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer é possível conferir ainda as temáticas da piscicultura, fruticultura, bovinos de leite, biodiversidade, energia fotovoltaica, secagem e armazenagem de grãos, solos e saneamento ambiental, entre outras.

Adriane Bertoglio Rodrigues – Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expointer

Postado em 10 setembro 2018 10:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop