ESPUMOSO – Técnico em inseminação destaca importância de conservar o alimento para o gado de leite

Postado em 06 setembro 2018 10:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Formas de manejo e materiais escolhidos também influem diretamente no processo

O técnico agrícola da Cotriel, Jefersson Camargo Keller, que integra o Conselho Técnico da CCGL enfatiza que é importante trabalhar com alimentos conservados como estratégia de elevar a produção de leite com base em pastagens. ” Acreditamos que esta etapa esteja vencida quando falamos de sistemas confinados, pois são sistemas que demandam de altas médias de produção de leite, Litros/Vaca/Dia. No entanto deparamos com um enorme gargalo, em sistemas pastoris e a constante variação na taxa de crescimento das pastagens, o que nos remete a trabalhar com mais segurança alimentar, ou seja, é fundamental ter estoque de alimento conservado.

Jefersson destaca que para produzir e conservar alimentos em forma de silagem no inverno é necessária certa atenção e mesmo com boas produtividades na soja, é fundamental analisar todos os cenários a longo prazo: ” Acabamos perdendo muitas oportunidades de produzir alimentos e armazená-los no inverno em forma de silagem de planta inteira colhida diretamente da lavoura e ensilada ou pré-secada. Nos preocupamos em conservar alimentos no inverno, sempre com olho no verão, pois a forte incidência do El Niño ou La Niña, podem ser determinantes para a cultura do milho. Não temos plena certeza, uma vez que são apenas previsões, que tem a sua porcentagem de erro ou acerto. Sabemos de tudo isso e deixamos as oportunidades muitas vezes escaparem. Poderíamos aproveitar a grande quantidade de áreas ociosas no inverno, para produzir alimentos com boa qualidade. Obviamente que não estamos substituindo silagem de inverno ( aveia branca/cevada/trigo) pela de milho e muito menos dizer que não se faça esta silagem. Muito pelo contrário: silagem de milho é indispensável para produção de leite e é importante olhar para as culturas de inverno como uma boa alternativa”, ressalta.

Keller chama a atenção que os materiais de inverno tem evoluído muito nos últimos anos, deixando para trás a imagem de que são alimentos apenas para vacas secas ou simplesmente como volumoso como fonte de fibra. ” Hoje trabalhamos com materiais de enorme potencial que podem produzir de 3 a 4 toneladas de grãos por hectare, nos ofertando muita energia acumulada. Como exemplos temos a Aveia URS Taura muito utilizada para grãos, extremamente produtiva, ciclo curto, porte ereto, perfilhamento moderado e muito grão, facilmente encontrada no mercado. É importante salientar que são materiais exigentes em adubação e monitoramento em relação a doenças”, lembra .

Por fim o técnico sugere outras cultivares que podem gerar alimentos de qualidade para os animais: ” Temos o TBIO Energia, que é um trigo sem aristas, de alta produção e muito bom de ser trabalhado. O trigo TBIO ENERGIA possui um amido de alta disponibilidade, tornado-se uma ferramenta muito importante a aliada no processo, quando a demanda for produzir e estocar alimentos com qualidades no inverno. Com um alto teto produtivo e bons níveis nutricionais”, destacou.

 

Postado em 06 setembro 2018 10:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop