PASSO FUNDO – Projeto Go Code [Blocks] dá início à sua terceira turma

Postado em 05 setembro 2018 09:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Aula inaugural do projeto ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 4 de setembro, na UPF

A terceira edição do projeto Go Code [Blocks] teve sua aula inaugural na tarde desta terça-feira, 4 de setembro. Desenvolvido pelo Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Iceg/UPF), por meio dos cursos da área de Tecnologia da Informação (TI), o projeto promove um curso de capacitação em lógica de programação e habilidades profissionais de mercado para jovens de Ensino Médio da rede pública de ensino de Passo Fundo. A aula inaugural foi realizada no auditório professor Jair Bochi Cordeiro, no Iceg, com a presença dos estudantes selecionados, de professores dos cursos de TI e de representantes das empresas parceiras do projeto.

O curso é uma versão reduzida inspirado na metodologia do Go Code, realizado em Porto Alegre pela Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho. O objetivo do projeto é estimular o pensamento computacional, para que os jovens enxerguem o conhecimento da tecnologia digital como ferramenta básica para todas as profissões. Em Passo Fundo, o curso é promovido em parceria com a UPF com o apoio da Coleurb, da Atua Sistemas de Informação, da Ren9ve Softwares, da Alphasig e da Splora.

Durante o curso, os jovens aprendem a criar aplicativos para dispositivos móveis e são inspirados a utilizar a tecnologia em suas carreiras, por meio de uma interface gráfica baseada em blocos (usando o App Inventor, aplicação código aberto originalmente criada pela Google, e atualmente mantida pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT).

Nesta edição, o projeto recebeu inscrições de 80 alunos de 13 escolas da rede pública passo-fundense. Desses, 20 foram selecionados para participar do curso, que tem duração de dois meses, com aulas em setembro e outubro. Nesse período, os estudantes terão aulas todas as terças e quintas-feiras à tarde com professores dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do Mestrado em Computação Aplicada, em um trabalho voluntário. Para participar das aulas, os estudantes receberão benefícios como vale-transporte, alimentação e acesso aos laboratórios da UPF. Ao final das atividades, eles receberão um certificado de curso de extensão da UPF.

Para o coordenador do projeto, professor Me. Eder Pazinato, o curso é uma oportunidade para alunos do ensino médio das escolas públicas de Passo Fundo aprenderem lógica de programação e programação de celulares. “Na edição passada, nos trabalhos finais, os alunos desenvolveram aplicativos para mobile e nós tivemos como resultado ideias muito boas, algumas que estão ganhando continuidade, e tivemos alguns alunos que foram contratados por empresas na área de TI e já estão trabalhando”, destacou.

Interação com a comunidade
Presente na atividade, o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, disse que o projeto é fundamental para a Instituição já que tem um histórico bastante positivo e aproxima da Universidade os estudantes das escolas públicas. “Eles têm contato com a tecnologia, com a inovação, e depois levam esse conhecimento para suas escolas, para suas casas. Fundamental também é a parceria que o projeto tem com empresas, então o resultado só pode ser o melhor, uma vez que também, de certa forma, prepara esses jovens para depois retornarem como acadêmicos da UPF. É um excelente projeto que traz um resultado prático para a comunidade”, completou.

Na opinião do diretor do Iceg, professor Dr. Luiz Marcelo Darroz, o Go Code [Blocks] é mais um dos grandes projetos que existem no Instituto. “Todos os nossos projetos de extensão visam levar o que a gente faz para a comunidade. Esse projeto busca levar a programação para quem, muitas vezes, desconhece essa grande área. Com isso, a gente acaba profissionalizando e capacitando os alunos da educação básica para se tornarem profissionais de diferentes áreas do saber, além de fortalecer a aprendizagem dos nossos acadêmicos, tornando eles profissionais mais bem capacitados”, ressaltou.

Fotos: Camila Guedes
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 05 setembro 2018 09:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop