As vãs promessas oficiais sobre o Salgado Filho

Postado em 27 abril 2013 07:50 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na última segunda-feira, dia em que o Aeroporto Salgado Filho fechou por três horas em razão de denso nevoeiro, 12 voos foram cancelados e mais de 60 ficaram atrasados. No mesmo dia, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, prometeu que o equipamento que permitirá pousos e decolagens sob baixa visibilidade será instalado até setembro de 2013. O ILS2 (Instrument Landing System) é aguardado há 16 anos, para garantir segurança a pousos e decolagens quando não houver boas condições de visibilidade.

Com a novel promessa de Moreira Franco, desde 2007 já foram oito previsões de conclusão da obra feitas por autoridades. A primeira foi com o então ministro da Defesa, Nelson Jobim, em agosto de 2007, anunciado a instalação do ILS2 para novembro… daquele ano.

O fechamento do dia 22 trouxe absurdos percalços para passageiros brasileiros e estrangeiros. Como o Boeing da Copa Airlines não conseguiu pousar no Salgado Filho, foi alternado para Florianópolis. Tratando-se de voo internacional, os passageiros ficaram confinados, mais de duas horas, no interior da aeronave, num canto da área de cargas, sem autorização para descer. Sequer as portas do avião foram abertas, até que decolasse 150 minutos depois.

As causas do impasse: naquele horário (7h25 da manhã) o Aeroporto Hercilio Luz não dispunha de agentes da Polícia Federal e fiscais alfandegários que pudessem receber os passageiros de um voo internacional – nem mesmo para uma mera “esticada” de pernas numa sala de embarque ou desembarque. Algumas dezenas de pessoas, a bordo, comentaram o vexame brasileiro (“a Copa vem aí!”…).

Menos mal que a aeronave estava sendo comandada por um brasileiro: Daniel Borchardt, ex-piloto da Varig, radicado, feliz, no Panamá há sete anos. Com sotaque gaúcho, fala convincente e efetiva liderança a bordo, acalmou os passageiros.

Palmas para ele! Apupos para a administração federal. Houve um consenso de que o Brasil tem, felizmente, voos e passageiros demais.

Mas Infraero e Anac de menos.

(Espaço Vital)

Postado em 27 abril 2013 07:50 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop