Vereadores mormacenses prestam homenagem ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade e Mormaço

Postado em 20 agosto 2018 06:51 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Moção de homenagem foi entregue na sessão da Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Mormaço prestou uma homenagem durante a última sessão ordinária do Legislativo ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade e Mormaço pelos seus 50 anos de atividades em ambos os municípios.
Para o presidente do Sindicato, Alessandro Gasparin, essa homenagem marca o reconhecimento de um entidade que começou em solo mormacense, com a união de trabalhadores rurais da região.

“Nossa primeira sede foi aqui no Mormaço e nunca esqueceremos disso. Como ainda era um distrito de Soledade, mudamos o local da sede, mas sempre será o pontapé inicial da nossa história”, declarou Alessandro.

Wagner Loreno, presidente do Legislativo, afirmou ser importante reconhecer o trabalho dessa entidade para os trabalhadores rurais de Mormaço, inclusive com a participação na motivação dos moradores para a emancipação do município.
“O sindicato inspirou a fundação da Coagrisol e também inspirou a criação do município de Mormaço, de sua emancipação. Somos muito gratos ao Sindicato”, finalizou Loreno.

A história
Tudo começou em 20 de abril de 1968 no Salão Recreativo Social da então comunidade do Mormaço, interior de Soledade. Segundo as atas da entidade, pelo menos 197 agricultores deram início a criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade que sempre teve esse nome, com a criação oficializada em 1° de outubro.

Na época, Ibirapuitã, Mormaço, Tunas, Lagoão, Barros Cassal e Fontoura Xavier faziam parte de Soledade eram abrangidas pelo STR, mas com suas emancipações cada um foi criando seu sindicato, sendo que somente Mormaço permaneceu.

Isso motivou uma alteração na nomenclatura da entidade nos últimos anos com o acréscimo de Mormaço no nome e a criação de uma extensão naquele município

Ao longo desses anos, muitas pessoas ajudaram a tornar o Sindicato a potência e, ter a relevância, que tem hoje. O primeiro presidente do Sindicato foi Ervino Teichmann que assumiu em 1968. Em 1972, Santo Severino Bordignon assumiu até 1975 onde Lauri Teichmann tomou posse, lá ficando até 1986.

Em 1986, o presidente eleito foi Giovani Cherini que ficou até 1992 quando José Araí Turella foi conduzido a presidência. Em 1999, David Líbero Gheller assumiu o Sindicato até 2007, quando Luís Paulo Gheller foi presidente até o ano de 2011, sendo Davi novamente conduzido a presidência até 2015.

Nesse meio tempo, David foi eleito vereador e se ausentou da presidência e seu vice assumiu. Esse vice é Alessandro Gasparin, que após o período de mandato de David, foi eleito novamente para o cargo onde encontrasse até então.

Na época que foi fundado, os agricultores da época estavam desassistidos, não havia quem os defendesse, o imposto rural da época ia tudo para o governo e com a criação da entidade, uma parte desse valor ficaria no município.

Hoje muito movimentada com a presença de agricultores, a sede do Sindicato foi criada nos fim da década de 70 e desde então, tornou-se um símbolo da entidade, sendo mantida para melhor funcionamento para os associados.

Rádio Cristal

Postado em 20 agosto 2018 06:51 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop