SANTO ANTÔNIO DO PLANALTO – Projeto Mães na Escola é realizado no município

Postado em 18 agosto 2018 07:26 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O município de Santo Antônio do Planalto com a preocupação de integrar as famílias e escola, conta com o Projeto Mães na Escola. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento de uma alimentação saudável desde os primeiros anos de vida da criança dentro da escola. Para isto, levar as mães dos alunos da Emei Professora Marisa Margarida até a escola para auxiliar na preparação das refeições.

O projeto tem acompanhamento da nutricionista do município Nancy Mabel Nascimento. Já foram realizados quatro encontros no primeiro semestre de 2018, em agosto, a escola contará com mais um. Segundo a nutricionista, o apoio da Emei e da Administração Municipal é imprescindível para dar andamento no Projeto, pois assim, contribui-se para a formação de bons hábitos alimentares desde criança.

“Há muitos anos idealizei este trabalho com as mães, pois percebi que muitas dificuldades, a maioria delas, de alimentação das crianças na escola, vinha do hábito que não existia em casa ou que não era da cultura da família. Como o consumo de alimentos frescos, frutas e verduras. Isso afeta a aceitação da merenda, portanto, trazendo as famílias para a escola, podemos valorizar a alimentação escolar com a presença de suas mães na preparação dos alimentos. Proporcionamos assim, momentos em que mães e filhos trabalhem em conjunto na cozinha. Encontrei com a diretora da Emei, Tânia Mara Wagner, encorajamento para colocar o Projeto em prática, me dando suporte para executar esta ideia, sem este apoio não seria possível”, conta Nancy.

Você sabe a importância de alimentar-se bem desde criança?
O ato da alimentação está repleto de significados, desde a ingestão da primeira mamada até as preparações mais sofisticadas na vida adulta. Isto determina tendências de paladares independentemente do aspecto nutricional. Os hábitos alimentares da idade adulta estão relacionados com os aprendidos na infância, uma vez que a população infantil é do ponto de vista psicológico, socioeconômico e cultural, influenciada pelo ambiente onde vive, sendo suas atitudes, frequentemente, reflexos desse ambiente.

Indivíduos que partilham refeições lidam melhor com a ansiedade por se sentirem pertencentes e fortalecidos através da troca de afetos, memórias, emoções, experiências e histórias. A alimentação compartilhada com membros da família, ingerindo alimentos caseiros não é um ato simples e superficial, ela evoca memórias afetivas, desperta emoções, proporciona prazer e segurança. Portanto, a presença das mães envolvendo-se com preparações e receitas, permite que memórias afetivas e emoções sejam acessadas, assim, contribuindo para que alimentos e preparações saudáveis de menor aceitação sejam mais bem absorvidos pelas crianças.

Bruna Foking – Assessoria de Imprensa

Postado em 18 agosto 2018 07:26 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop