CRUZ ALTA – HSVP promove encontro para pacientes e familiares com rins policísticos

Postado em 23 abril 2013 07:28 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Cruz Alta, através da Unidade de Terapia Renal (UTR) promove o II Encontro de Pacientes e Familiares com Rins Policísticos – O paciente e a família aprendendo mais sobre a doença renal policística. O evento será realizado no Auditório do HSVP, no dia 27 de abril (sábado), com início às 9h e ocorrerá durante toda a manhã.

Além de uma visita às instalações da Unidade, estão previstas palestras com os seguintes temas: Doença Renal Crônica, com a enfermeira nefrologista Simone Kempfer; Nutrição, com a nutricionista Priscila Bundchen Tirloni; Rins Policísticos, com o médico nefrologista e diretor técnico da UTR Dr. Paulo Ricardo Moreira.

O encontro destina-se a pacientes e familiares que possuem rins policísticos, no entanto, é aberto a todos que tiverem interesse no assunto.

A doença policística renal caracteriza-se pelo crescimento de múltiplos cistos nos rins ao longo da vida. Ela tem origem genética, no entanto, os rins policísticos se manifestam distintamente em cada indivíduo, podendo fatores ambientais também contribuir com o grau progressivo da doença.

O progresso da doença costuma ser silencioso por décadas, pois os cistos só causam sintomas após estarem em tamanhos maiores, causando então, dores ou rompimentos. Os sintomas mais comuns são a dor lombar e o sangramento na urina, que surgem em cerca de 50% dos casos. Essa doença também pode causar hipertensão arterial, cálculo renal, perda de proteínas na urina, insuficiência renal crônica, infecção urinária e aneurisma cerebral.

A doença renal policística acomete, em média, uma em cada mil pessoas. Atualmente, cerca de 5% dos pacientes que entram em hemodiálise são provenientes da insuficiência renal crônica provocada pelos rins policísticos.

Ainda não há cura nem tratamento eficaz contra a doença. Uma alternativa é tentar retardar o crescimento de cistos e a evolução para a insuficiência renal terminal, sendo o controle da pressão arterial, um dos passos mais importantes. O ideal é mantê-la abaixo de 130 x 80 mmHg. Segundo Dr. Moreira, outra indicação é a ingestão de líquidos, pois a mesma retardada a progressão dos cistos, visto que a desidratação estimula o crescimento deles. Indica-se 2 litros por dia, pois essa quantidade já é suficiente para que a urina fique clarinha.

“É importante abordarmos assuntos relacionados a doença renal policística. Quem é portador e também seus familiares, devem aprofundar o conhecimento a fim de compreender como melhor lidar com a doença. Já quem não a possui, através da informação pode ficar alerta aos sintomas, evitando assim, o diagnóstico tardio. É com esse objetivo que oportunizamos pela segunda vez esse Encontro”, ressalta Dr. Moreira.

(Assessoria de Comunicação – Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta)

Postado em 23 abril 2013 07:28 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop