Professores ligados aos Cpers paralisam as atividades nesta terça-feira

Postado em 22 abril 2013 16:27 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na reivindicação pelo pagamento do piso nacional do magistério, o Cpers/Sindicato dará início nesta terça-feira a uma paralisação na rede pública estadual de educação. O movimento deverá durar até quinta-feira com diversos atos e protestos.

A orientação da entidade é para que professores e funcionários das instituições de ensino ingressem na mobilização, que integra a 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Entre as reivindicações estão a destinação de 100% dos royalties do petróleo e de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação.

Em Porto Alegre, a partir das 13h desta terça-feira está prevista concentração na frente da sede do Cpers/Sindicato, no Centro. Os professores e funcionários das escolas deverão sair em caminhada até a Praça da Matriz. De acordo com a presidente do sindicato, Rejane de Oliveira, a insatisfação é muito grande na categoria em função de o governo não cumprir com o pagamento do piso nacional do magistério. Ela denuncia ainda o desmonte na educação promovido pelo governo. A sindicalista pediu ainda a compreensão dos pais e alunos. Além da questão salarial, o Cpers/Sindicato quer trazer à tona as dificuldades enfrentadas com a falta de condições estruturais das escolas.

Escolas sem PPCI

Um dado alarmante é que mais da metade das instituições funciona sem o Plano de Proteção e Prevenção Contra Incêndio (PPCI). Na quarta-feira, a mobilização segue, mas desta vez com reuniões em Brasília. Às 14h, um grupo de integrantes do movimento nacional será recebido no Ministério da Educação. Além disso, estão previstos atos na Câmara dos Deputados e nas assembleias legislativas, Câmaras Municipais e sedes de governo pelo país.

Na quinta-feira, os professores e funcionários vão realizar uma assembleia em Porto Alegre e avaliar os rumos das mobilizações. Também estão previstas reuniões nos 42 núcleos da entidade no Interior.

Apesar dos atos, a Secretaria Estadual de Educação (SEC) orienta que os pais levem encaminhem os filhos para as escolas. Outro alerta é que caso a adesão dos professores e funcionários seja grande, as aulas perdidas precisarão ser recuperadas dentro do calendário, para que os estudantes não tenham prejuízos. Em relação à rede municipal de educação de Porto Alegre não há informação sobre possível paralisação.

(Correio do Povo)

Postado em 22 abril 2013 16:27 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop