ESPUMOSO – Cerca de 85% da soja na área da Cotriel já foi colhida

Postado em 22 abril 2013 14:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Previsão é de que a colheita esteja totalmente concluída até a segunda quinzena de abril

A colheita da soja na área da Cotriel já alcançou cerca de 85% da área plantada este ano. Com a safra sendo colhida alguns dias mais tarde em relação a 2012, devido a aspectos como ciclo dos cultivares e principalmente o clima, que apresentou predominância de chuvas nos meses de fevereiro e início de março com níveis satisfatórios, a colheita teve início a partir da segunda quinzena de março.

O gerente do departamento técnico da Cotriel, Engenheiro Agrônomo Cristiano Corazza, estima que após as chuvas registradas a colheita em toda a área de abrangência esteja praticamente concluída até a segunda quinzena de abril: “Os cultivares nessa safra diferiram sensivelmente seu ciclo em relação a 2012, devido as condições adequadas ao seu desenvolvimento e principalmente às chuvas regulares no período reprodutivo, o que permite que cada cultivar desempenhe na integra seu potencial fisiológico, proporcionando ótimos rendimentos e qualidade de grão superior”.

Para Cristiano Corazza, a perspectiva de produtividade, embora os transtornos como doenças fúngicas, (ferrugem e oídio) e a escassez de chuva no início do ano, são animadoras: É cedo para dizer, mas tomando por base as informações dos produtores de toda a área de abrangência, a produtividade aproxima-se de 55 sc/ha de média geral, consideravelmente maior que 2012.

Recebimento da safra cada vez mais ágil

Com a instalação de tombadores em algumas Unidades a descarga melhorou bastante , segundo o gerente de grãos da Cotriel, Odélcio Hartmann nas demais unidades que ainda não dispõem do sistema foi aumentado o número de pessoal na descarga para o associado ou cliente ganhar tempo.

Foi aumentanda a capacidade de toneladas dos elevadores, fitas trasportadoras de grãos e automatizadas as máquinas de limpeza, o que proporcionará mais agilidade no recebimento.

“Ainda se formam filas na entrada da balança e moegas , pois o produto vem muito concentrado por hora. Tem dias que recebemos acima de nossa capacidade, e estamos avaliado nesta safra o que temos que melhora. Sabemos que temos que agilizar o fluxo de entrada de produto das moegas com as demais instalações que fazem parte do processo de recebimento de grãos. Agradecemos a confiança que está sendo depositada e que continuem acreditando no trabalho de toda a Cotriel”, finalizou.

(Assessoria de Imprensa – Cotriel)

Postado em 22 abril 2013 14:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop