TAPERA – Instituto Imaculada realiza o VIII Encontro do Curso Normal

Postado em 17 julho 2018 06:56 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Instituto Imaculada realizou o VIII Encontro do Curso Normal no dia 11 de julho no Salão da Escola, com a Temática “ ESCOLA PÚBLICA: REFORMAS E RESISTÊNCIAS” teve como finalidade refletir as políticas públicas para a Educação e os movimentos de resistência frente às reformas educacionais recentes, um espaço de diálogo reunindo professores, alunos e funcionários que acreditam na construção de uma educação mais humana e socialmente relevante, contrapondo às políticas que tratam a educação como mercadoria elaboradas por técnicos distanciados do chão da escola.

Na parte da manhã tivemos a palestra com a Dra Carina Tonieto da Universidade de Passo Fundo com a temática: “Fundamentos e possibilidades da BNCC ( Base Nacional Comum Curricular)”, tendo como finalidade conhecer detalhadamente a proposta e assegurar a autonomia das escolas, redes e sistemas de ensino na elaboração e implementação de seus currículos e projetos pedagógicos. Ficar atento à “ reforma do ensino médio”, separado, neste documento, da educação básica, para que se garanta a qualidade da educação e; não a redução dos direitos de aprendizagem pela nova proposta do novo ensino médio.

À tarde tivemos a participação do Dr Éldon Henrique Muhl e a Dra Elisa Mainardi da Universidade de Passo Fundo com a temática: “ Educação em Direitos Humanos” onde abordam a necessidade da escola promover a integração social pelo desenvolvimento de uma cultura centrada no respeito e na vivência dos direitos humanos, expresso nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

A educação em direitos humanos acarreta a transformação de uma cultura que tradicionalmente vem marcada pelo preconceito e pelo desrespeito aos direitos humanos.

Enfatizam, ainda, que a educação em direitos humanos não pode implicar apenas no acúmulo de algumas informações, mas deve promover efetivamente a vivência diária dos direitos humanos, o que implica a construção de uma sociedade orientada por uma nova cultura: a dos direitos humanos.

O Instituto Imaculada agradece a participação dos palestrantes, da Universidade de Passo Fundo parceira de muitos anos, a 25ª Coordenadoria de Educação, as escolas de Curso Normal que todos os anos estão aqui conosco com seus professores, direção e alunos enriquecendo este encontro, Secretaria Municipal de Educação de Tapera, professores, funcionários e direção das escolas.

Postado em 17 julho 2018 06:56 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop