TAPERA – PIM: 8 anos de caminhada

Há oito anos o município de Tapera vem intensificando o trabalho em prol do desenvolvimento integral de crianças de zero a quatro anos de idade. Desde 22 de abril de 2010, quando aderiu ao Programa do Governo Estadual do RS, Primeira Infância Melhor (PIM), Tapera vem se capacitando para melhor atender a comunidade.

Após as inúmeras formações, o trabalho de campo teve início, em março de 2011, quando foram nomeadas três visitadoras para atendimento no Bairro Brasília. A parceria entre as Secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Desporto e Lazer e Assistência Social e Cidadania, e o total apoio das administrações municipais fizeram com que o programa se fortalecesse e, em abril de 2014, ocorreu a ampliação dos atendimentos para a comunidade da Vila Paz.

Atualmente, o PIM conta com quatro visitadoras que atendem cerca de 80 famílias. O programa tem como objetivo geral orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiência, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os quatro anos de idade, tendo o trabalho focado nas quatro dimensões do desenvolvimento infantil: linguagem, motricidade, socioafetivo e cognitivo. O PIM também desenvolve um trabalho voltado para gestantes na forma de grupos de Educação e Informação, que acontecem semestralmente em nos bairros Brasília e Vila Paz.

Desde sua implantação, o PIM já atendeu aproximadamente 250 famílias do município (286 crianças e 173 gestantes). Em média, as famílias permanecem no programa por aproximadamente 5 anos (da gestação aos 4 anos).

Michelle Corazza – Assessora de Comunicação Prefeitura de Tapera