IBIRUBÁ – 13ª sessão legislativa homenageou o Clube de Mães Linda Kappaun e teve a participação dos membros do CMH

A Câmara Municipal de Vereadores de Ibirubá sediou na noite desta segunda-feira (09) sua 13ª Sessão Ordinária do ano, a qual contou com homenagem aos 25 anos do Clube de Mães Linda Kappaun e participação dos membros do Conselho Municipal de Habitação.

A homenagem foi realizada em atendimento ao Requerimento 006/2018, proposto pela vereadora licenciada Dileta de Vargas Pavão das Chagas juntamente com os vereadores Henrique Hentges, Dácio Moraes, Jaqueline Brignoni Winsch, Giovani Moacir Diesel, André Oliveira Ferreira e Vagner Oliveira.

Clube de Mães Linda Kappaun de Linha Cinco

O Clube de Mães Linda Kappaun foi fundado em 21 de janeiro de 1993, quando dezessete mulheres reuniram-se na Escola Ildefonso Simões Lopes, de Linha Cinco, com o objetivo de fundar um clube. Tendo como lema “A união das pessoas em busca do bem comum”, o Clube de Mães recebeu seu nome em homenagem à Senhora Linda Kappaun, moradora da comunidade.

Ao longo dos seus 25 anos, atuaram frente à entidade diversas pessoas, como a primeira presidente Eleni K. Reichert, a qual teve como sucessoras Crista Blasi (in memorian), Marisa Inês Berger Bock, Lia Mara Becker, Renita Fior Ahlert e Fátima Delfin de Souza – algumas destas assumiram uma ou mais vezes a Diretoria.

Atualmente, o Clube conta com trinta sócias, que se reúnem no segundo sábado de cada mês junto ao Salão Comunitário da Linha Cinco, em sua sede própria, construída pelas sócias do Clube de Mães juntamente com o Clube de Pais, com grande apoio da comunidade em geral e também da Administração Municipal. Na atualidade, o Clube tem como Presidente Marisa Inês Berger Bock, como Tesoureira Aceli Maurer e como Secretária Renita Fior Ahlert.

Após a homenagem, o Presidente do Conselho Municipal de Habitação, Eduardo Alex Freiberg, juntamente com a integrante da Comissão Multidisciplinar do Conselho, Ana Salete Spengler, atenderam o convite realizado pelo Legislativo e vieram até o Plenário esclarecer dúvidas dos vereadores quanto ao processo de seleção dos contemplados no Programa Municipal de Habitação no Loteamento Hermany II, modalidade Minha Casa Minha Vida. O convite foi realizado através do Requerimento 030/2018, de autoria do vereador Silvestre Antônio Rebelato juntamente com os colegas Oneide Neuland, Patrícia Sandri e Leonardo Fior. Após um longo e acalorado debate sobre o assunto, as dúvidas pertinentes ao assunto (e que estavam ao alcance de resposta dos membros do Conselho) foram sanadas.

Na noite, também foi realizada a leitura e deliberação da ata da sessão anterior, leitura dos ofícios recebidos e expedidos, leitura das Indicações de nº 129 até 148, leitura do Pedido de Informação nº 025/18 e leitura e deliberação dos Requerimentos 033 e 034/18 (ambos aprovados).

Após, foram lidos os seguintes projetos, todos aguardando os pareceres das suas respectivas comissões:
- PL do Legislativo nº 015/18, de autoria do vereador Silvestre A. Rebelato, que denomina de “Quadra Esportiva Fabrício Belló” a quadra esportiva localizada no Ginásio da Escola de Educação Infntil Alice Fleck (baixado para a comissão de Legislação);
- PL do Legislativo nº 016/18, de autoria do vereador Silvestre A. Rebelato, que denomina de “Ginásio de Esportes Simon Bender Neto” o Ginásio da Escola de Educação infantil Alice Fleck (baixado para a comissão de Legislação);
- PL do Legislativo 017/18, de autoria da vereadora Patrícia Sandri, que concede o título de Cidadão Honorário ao Sr. Egon Schäfer (baixado para a comissão de Legislação);
- PL Municipal 026/18, que autoriza a contratação temporária de Auxiliares de Ensino (baixado para as comissões de Legislação, Finanças e Educação);
Na sequência, foram votados os seguintes projetos:
- PL Municipal nº 024/18, o qual autoriza a concessão de imóveis (aprovado por unanimidade);
- PL Municipal 025/18. Que autoriza a contratação temporária de Auxiliar de Ensino (aprovado por 7 votos a favor e 2 contrários, com uma abstenção).

Ao final da sessão, aconteceu a Manifestação em Tribuna dos vereadores. A próxima sessão acontece no dia 16 de julho, às 19 horas, com homenagem aos 40 anos do Grupo Alcoólicos Anônimos de Ibirubá.