Câmara de Vereadores de Casca presta homenagem aos 50 anos da UPF

Postado em 11 julho 2018 06:33 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Homenagem foi realizada durante sessão solene na noite dessa segunda-feira, dia 9 de julho

A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu, na noite dessa segunda-feira, dia 9 de julho, a última de uma série de homenagens pela passagem dos seus 50 anos, comemorados neste ano. A homenagem foi prestada pela Câmara de Vereadores do município de Casca durante uma sessão solene que ocorreu no Plenário Arnaldo Zambon. A sessão, que teve a presença do reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza, reuniu também autoridades, professores, funcionários e acadêmicos da Instituição, além da comunidade, para a entrega de uma placa de honra ao mérito.

A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara, Wagner Miranda, e aprovada por unanimidade pelos nove vereadores do município. “Nossa homenagem parte, primeiramente, do fato de a UPF estar já há 26 anos no município de Casca e isso é mais do que a metade da existência da Instituição. Também é uma forma valorizar as instituições que ajudam a transformar o que de melhor temos, que é o capital humano. A gente espera que os jovens, cada vez mais, entendam a importância da Universidade e da formação humana, só assim teremos um município mais forte, um estado mais forte e um país mais forte”, disse o presidente.

Para o reitor da UPF, a homenagem é uma oportunidade de agradecer a todas as pessoas que contribuíram na construção coletiva da UPF. “A Universidade de Passo Fundo tem um envolvimento muito importante na formação de profissionais e, sobretudo, no relacionamento com o desenvolvimento social e econômico de Casca e de toda esta região. Com muita alegria estamos aqui para recebermos a homenagem dos munícipes de Casca à UPF”, declarou o professor José Carlos.

26 anos de história
Instalada no município desde 1992, a UPF Casca tem como missão participar do desenvolvimento regional, por meio do ensino de qualidade, dos projetos de pesquisa e de extensão, da formação efetiva e qualificada de profissionais aptos a atuarem nas diferentes áreas. Já são mais de 3 mil profissionais formados, abrangendo 20 municípios da Serra Gaúcha e da Região da Produção. Atualmente, são ofertados seis cursos de graduação e um curso de pós-graduação. “A UPF já está presente na região de Casca há 26 anos e ela proporcionou o crescimento não só deste município, mas de toda a região. Nós temos mais de 20 municípios que enviam seus alunos para estudar aqui, então, ele já se tornou um campus regional. Nós, com certeza, conseguimos ver, nesses 26 anos, o quanto a comunidade se desenvolveu economicamente, mas também a nível humano e social, e o quanto foi importante a presença da UPF aqui na região”, ressaltou o diretor do campus, professor Henrique Bertosso.

Diretor do campus desde sua criação, o professor aposentado Nélio Cerbaro acompanhou a sessão e lembrou do marco que a instalação da UPF em Casca foi para o município e para a região. “Nós criamos o campus de Casca há 26 anos. Eu trabalhei nele durante 25 anos. Hoje, a UPF comemora 50 anos. O Campus de Casca foi um sucesso porque na região ele agrega vários municípios, foi uma conquista enorme para o povo de Casca e hoje estamos felizes por comemorar 50 anos da UPF e os 26 anos do Campus de Casca”, completou.

O prefeito de Casca, Domingos Kujawa, também destacou a transformação que a UPF proporcionou a toda a região. “Quando as lideranças e as entidades se envolvem com a comunidade, as coisas acontecem. A UPF trouxe para a nossa região o desenvolvimento. Tudo que a UPF transmitiu de conhecimento aos nossos cidadãos fez a região crescer. E hoje nós sabemos que melhor investimento é o investimento em educação. Especialmente nesse momento delicado que o país vive, a gente precisa de conhecimento”, finalizou o prefeito.

Também acompanharam a sessão o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação eleito, professor Antonio Thomé; o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários eleito, professor Rogerio da Silva; a coordenadora adjunta do curso de Direito, professora Nadya Tonial; o coordenador adjunto do curso de Ciências Contábeis, professor Nelton Carlos Conte; e o coordenador do curso de Gestão Comercial, professor João Rafael Alberton. A Big Band Comunitária, vinculada à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, realizou uma apresentação no início da sessão.

Fotos: Gelsoli Casagrande
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 11 julho 2018 06:33 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop