Suicídios, ligue 188 e vamos conversar

Informação de utilidade pública na saúde mental do país. A partir do dia 01 de Julho o Centro de Valorização da Vida (CVV) passa a atender em todas as regiões do Brasil através do número 188. Mas afinal o que é o CVV?

Foi aproximadamente 56 anos atrás que o primeiro serviço do CVV foi posto em ação. O CVV é uma organização voluntária que trabalha na prevenção contra o suicídio no país. Suas principais ações estão voltadas a prevenção e conscientização da população sobre esse tema tão cheio de tabus que é o suicídio.

Mas o que pode ajudar na prevenção?

Várias ações podem auxiliar, começando pela conscientização de que o suicídio é um problema de saúde pública e de que todos nós podemos colaborar. É importante conversar sobre o assunto e informar as pessoas que, se buscarem ajuda, podem se sentir melhor, apoiadas e confiantes para encontrar soluções para suas dificuldades.

Esta ajuda pode ser profissional, de amigos, parentes ou dos voluntários do CVV. O essencial é que haja abertura para que as pessoas se expressem sem críticas, julgamentos e preconceitos. Outro ponto fundamental é facilitar o acesso à ajuda, permitindo que quem precisa dela a encontre.

Com essa missão, o CVV passa a atender pela linha 188, a ligação é gratuita e disponível 24 horas, todos os dias. Nesse número você encontrará apoio imediato para conversar e repensar o suicídio; então caso você esteja passando por um momento difícil você pode contar com esse serviço.

Ao mesmo tempo, a Secretaria de Saúde disponibiliza, a todos os munícipes, atendimento especializado em psicologia. Se você está precisando de ajuda, busque esse apoio em nossos serviços profissionais, e ajude também a divulgar essa modalidade de serviço telefônico que o CVV dispõe. Mais informações sobre o tema em: https://www.cvv.org.br/

Tomas Camargo – PsicólogoJaques Petry – Assessoria de Comunicação Prefeitura de Não-Me-Toque