Tio Hugo vai prevenir o suicídio

Postado em 19 abril 2013 07:53 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Secretaria Municipal de Saúde inicia projeto exclusivo de prevenção ao suicídio. Na quarta-feira (17), foi realizada uma reunião para definir diretrizes de tratamento para casos de tentativas de suicídios. No encontro estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Lúcio Bruinsma; a psicóloga Rafaela Sandri, além de outros funcionários da Unidade Básica de Saúde de Tio Hugo.

Essa iniciativa foi tomada, devido ao fato de o número de tentativas de suicídio ter aumentado significativamente nos últimos anos. Segundo a psicóloga Rafaela Sandri, a demanda nos atendimentos psicológicos também aumentaram de maneira gradativa. Rafaela afirma que o atendimento psicológico diminui a angústia de pessoas que realmente precisam de ajuda “É necessário saber identificar as vulnerabilidades para então construir e articular a nossa rede de vigilância, prevenção e controle. O suicídio é cercado pelo desconhecimento, medo, preconceito e atitudes condenatórias, o que leva o silêncio a respeito do problema.” Salienta a psicóloga.

Ainda segundo a psicóloga, a depressão e outros problemas individuais não são vistos com a devida importância pelas pessoas próximas, e isso é um fator que pode comprometer a vida de quem precisa de tratamento. “O suicídio é visto como um problema individual o que dificulta muito o seu entendimento como um problema de toda sociedade, o mesmo envolve múltiplas causas e que afeta além de suas vítimas, os “sobreviventes”.”

Buscando melhorias no atendimento a secretaria de saúde pretende iniciar capacitações com agentes comunitárias de saúde, além disso, também será elaborado uma espécie de mapa de rastreamento dos possíveis casos para acompanhamento. Palestras preventivas, fortalecimento do Grupo de Saúde Mental que já existe a mais de dois anos no município, onde serão desenvolvidas atividades que aumentem a autoestima, como arte-terapia, artesanato, conversas terapêuticas e trocas de experiências entre os membros do grupo, também farão parte do trabalho.

Segundo Rafaela, esse ano o grupo de saúde mental que possui o nome “Aqui o remédio é a palavra”, terá palestras com a equipe de saúde, como: médica, enfermeira, farmacêutica e nutricionista. O próximo tema a ser abordado no grupo será sobre “As consequências da automedicação”.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Tio Hugo)

Postado em 19 abril 2013 07:53 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop