SANTO ANTÔNIO DO PLANALTO – Vacinação contra brucelose bovina

A Prefeitura de Santo Antônio do Planalto, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Inspetoria Veterinária, informa aos produtores rurais que a vacinação contra brucelose bovina no município é permanente, pois nascem terneiras durante todo o ano. Devem ser obrigatoriamente vacinadas todas as fêmeas bovinas com idade entre 3 e 8 meses. As propriedades irregulares com a vacinação ficam impedidas de emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal) de bovinos de qualquer sexo, idade ou finalidade.

A Brucelose Bovina é uma zoonose (transmissível para o homem) infectocontagiosa causada pela bactéria Brucella abortus. É responsável por gerar grandes problemas sanitários e prejuízos econômicos. A doença atinge bovinos de todas as idades e de ambos os sexos, causadora de graves transtornos reprodutivos, como abortos, retenção de placenta, endometrites e infertilidade em fêmeas e em machos, ocorre orquite, epidedemite, perda da libido e infertilidade. Por conta desta moléstia, há necessidade de prevenção.

A vacinação é gratuita para produtores rurais que tenham até 30 animais. Para realizar a inscrição, os produtores interessados deverão comparecer à Secretaria ou entrar em contato pelo telefone (54) 3377-1816.