Victor Graeff sediou seminário sobre Turismo

Postado em 27 junho 2018 17:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O município de Victor Graeff sediou na sexta-feira, dia 22 de junho, o seminário “Governança, Cultura e Turismo: Desafio dos Gaúchos”. O evento foi realizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS, em parceria com a Confederação Nacional de Municípios – CNM, COMAJA – Rota das Terras Encantadas, Associação dos Municípios do Alto Jacuí – AMAJA, e Prefeitura Municipal de Victor Graeff.

Mais de 150 pessoas acompanharam a programação no Centro de Eventos Ivar José Roesler, entre elas a presença do Presidente da Confederação Nacional de Municípios – CNM, Glademir Aroldi.

Na programação do seminário a palestra com o ex-prefeito de Gramado, Nestor Tissot, que a partir do tema “Gramado: um case de sucesso”, apresentou o desenvolvimento do município nos mais diversos segmentos do turismo. Tissot destacou que Gramado foi se planejando ao longo do tempo, e hoje realiza anualmente mais de 250 eventos, que consequentemente atraem turistas o ano todo ao município.

Os programas oferecidos para liberação de recursos em prol do desenvolvimento da atividade turística, foi um dos assuntos abordados na palestra do Diretor de Turismo da FAMURS, Mário Ribas do Nascimento. Além de apresentar as “Políticas Públicas e Financiamento do Turismo”, destacando programas como Pró-Turismo RS e Prodetur + Turismo, Mário também falou sobre o projeto “Mundo Gaúcho”, que integra diversas opções de turismo cultural no Mercosul, e sobre o tema “Município: governança indispensável para o desenvolvimento do turismo”.

Já a Turismóloga e Diretora de Turismo da Rota das Terras Encantadas, Carolina Lopes de Borba, fez o lançamento do programa “Viajando Pela Rota”. Uma ação que será realizada nas escolas dos 16 municípios consorciados à Rota, visando trabalhar a temática turismo com alunos do 4º ano.

Após a programação da manhã, os participantes foram recepcionados na sede da Associação de Funcionários da Cotrijal, onde puderam saborear os pratos típicos do município: a cuca com linguiça e a “sopa no pão”. Ainda durante o almoço a equipe do COMAJA repassou à Associação de Cuqueiras de Victor Graeff, a informação da liberação dos equipamentos conquistados através de um projeto de fortalecimento das agroindústrias, cadastrado no Ministério de Desenvolvimento Agrário. Com isso, será repassado às Cuqueiras uma extrusora de massa, uma batedeira planetária, um forno de tubo a gás, um embalador de mesa e um preparador de alimento, totalizando aproximadamente o valor de R$ 23.507,00.

Prefeitos e departamentos de saúde e turismo tiveram reuniões

À tarde os Prefeitos dos municípios que integram a Associação dos Municípios do Alto Jacuí – AMAJA, tiveram reunião. Com a presença do Presidente da CNM, Glademir Aroldi, e do Presidente da FAMURS, Salmo Dias de Oliveira, todos tiveram a oportunidade de debater importantes assuntos, alguns deles que também foram destaque na Marcha à Brasília, realizada em maio.

Os Secretários de Saúde dos municípios consorciados ao COMAJA, também se reuniram para discutir ações regionais, visando auxiliar os municípios com as necessidades do dia-a-dia das Secretarias de Saúde.

A reunião mensal da Rota das Terras Encantadas, com os Secretários e Diretores de Turismo, foi realizada pela parte da tarde. Na oportunidade foi feita uma avaliação do seminário realizado pela manhã. Na pauta ainda a criação dos Planos Municipais de Turismo e Conselhos, participação em eventos, e a entrega aos municípios o material de divulgação do programa “Viajando Pela Rota”.

Postado em 27 junho 2018 17:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop