Metsul confirma: tornado atingiu região de Passo Fundo e ventos chegaram a 300km/h

Postado em 13 junho 2018 09:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A região norte do estado foi atingida por um forte temporal mais uma vez na noite de segunda-feira (11), se estendendo na madrugada desta terça (12).

Em Passo Fundo, os danos foram de árvores caídas e cerca de 12 casas destelhadas, porém na região os problemas foram maiores. A cidade de Sarandi, a 90km de Passo Fundo, teve dezenas de casas totalmente destruídas e uma vítima fatal após ser atingida por destroços da sua própria casa, arrancada pelo vento. Outra morte também ocorreu em Ciríaco, onde um homem perdeu a vida após ferimentos causados pelo temporal.

Outro fato que também chamou a atenção foi em Coxilha, onde três caminhões foram arrancados do asfalto e jogados no meio de uma lavoura, sem qualquer sinal no chão até o local onde caíram. A Uirapuru entrou em contato com Alexandre Aguiar, diretor de comunicação da MetSul Meteorologia, que confirmou a ocorrência de um tornado no local.

Conforme Aguiar, pelo fato de um caminhão ter sido levado pelo vento, pesando várias toneladas, a classificação internacional coloca o mesmo como tornado F3 ou F4, com ventos na casa dos 300km/h. Explicou que por muito pouco o evento não chegou a categoria F5, a mais alta da escala, com danos catastróficos. Segundo ele, um tornado tem extensão pequena, sendo mais localizado, de curta extensão e de difícil previsão. No caso de Coxilha ele provavelmente tinha diâmetro de 300 metros. Já um furacão que se forma no oceano pode ter até 400 km de diâmetro, durando muitos dias.

No caso de Coxilha, o especialista não tem dúvidas e acrescenta que mais do que um tornado se formou e atingiu a região norte, citando inclusive Sarandi. Salientou que este tipo de evento ocorre todo ano no Rio Grande do Sul, sendo muito difícil prever a exata localização. Questionado sobre o mecanismo do tornado, ele explicou que o centro suga qualquer objeto e o leva a grandes altitudes, jogando de volta ao solo. Isso pode ocorrer com animais de pequeno e médio porte, com casos onde terneiros são mortos pelo fenômeno.

Rádio Uirapuru

Postado em 13 junho 2018 09:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop